Após a promulgação da lei proibindo rodeios em Franca, o vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) garantiu que vai protocolar um novo projeto revogando a lei de autoria da vereadora Lindsay Cardoso (PP), aprovada em 5 de agosto deste ano.
A aprovação do projeto gerou muita polêmica na cidade, e como o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) não sancionou e nem vetou a proposta, o presidente do Legislativo, Daniel Bassi (PSD) promulgou a lei nesta quarta-feira, 27, que agora está em vigor no município.
No entanto, Zezinho Cabeleireiro pretende protocolar o projeto ainda nesta sexta-feira, 29, ou no mais tardar na segunda-feira, 1º, para entrar na próxima pauta de discussão do Legislativo. O parlamentar não descarta a possibilidade da realização de uma sessão extraordinária na quinta-feira, 4, para tratar do assunto. “Através de Lei Federal, a gente vai embasar nossa proposta para alterar essa lei e decidimos revogar esse projeto que foi aprovado”, adiantou o vereador com exclusividade ao GCN/Sampi, na noite desta quinta-feira, 28.
A sessão ordinária da próxima terça-feira, 2, será exclusiva para a discussão e votação do Orçamento da Prefeitura. Por conta disso, a Câmara poderá marcar uma sessão extraordinária para a quinta-feira, 4, para tratar do assunto rodeio, já que um evento dessa natureza, o Franca Rodeo Music, está programado para ser realizado na cidade entre 25 a 27 de setembro.
O projeto de lei que proíbe eventos como rodeios, touradas, vaquejadas e farras do boi no município, justificando que essas práticas causam dor e sofrimento aos animais, de autoria de Lindsay Cardoso, foi aprovado por 10 votos favoráveis e 4 contrários. Zezinho Cabeleireiro foi um dos que votaram contra o projeto da colega, juntamente com Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Donizete da Farmácia (MDB) e Kaká (Republicanos).
Segundo apurado, vários vereadores que votaram a favor da proibição, recentemente, devem mudar de ideia. “Tem uma lei federal que é acima de todas as leis. O rodeio oferece empregos, turismo, movimenta a economia e gera renda. Quantas pessoas saem de Franca e vão para Barretos? Nós podemos ter esse tipo de festa aqui em Franca. A gente está embasado nessa lei federal para dar essa lei aprovada em Franca”, acrescentou Zezinho.
Os vereadores que votaram a favor do projeto que proíbe rodeios em Franca foram: Walker Bombeiro da Libras (PL), Fransérgio Garcia (PL), Claudinei da Rocha (MDB), Marcelo Tidy (MDB), Andréa Silva (Republicanos), Marco Garcia (PP), Leandro O Patriota (PL), Marília Martins (PSOL), Gilson Pelizaro (PT) e Lindsay Cardoso (PP). Vale lembrar que o presidente da Câmara, Daniel Bassi, não precisou votar.