Franca não tem nenhum representante na Câmara dos Deputados, em Brasília, há mais de uma década e enfrenta dificuldades para ampliar sua bancada na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado), hoje com dois deputados da cidade. Para enfrentar o desafio e tentar mudar essa situação, que impacta diretamente a atração de recursos e investimentos para toda a região, foi lançada na noite desta quarta-feira, 27, no auditório da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a campanha Franca tem Voz (#VoteFranca), com a presença de políticos, dirigentes de entidades, empresários e lideranças sociais.
A campanha é realizada pela Acif, Cocapec, Unimed, GCN e Rádio Difusora. O #VoteFranca também conta com o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Franca, da Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Franca, do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Franca e do Magazine Luiza.
O movimento busca fortalecer os candidatos da própria cidade nas eleições de 2026, quando os eleitores escolherão deputados estaduais e federais. Sem representantes suficientes em São Paulo e Brasília, Franca perde investimentos públicos e privados de forma sistemática.
De caráter apartidário, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população. O foco é primeiro mostrar o que a cidade e região perdem sem bancadas que as representem e, depois, motivar o voto em candidatos de Franca, independentemente de suas convicções políticas.
O presidente da Acif, Fernando Rached Jorge, afirmou que a iniciativa nasce como um esforço coletivo para fortalecer Franca e a região. “Entendemos que só a conscientização do eleitor e a união das lideranças locais podem mudar esse cenário. Mais do que uma campanha, trata-se de um compromisso com o futuro: incentivar votos em candidatos com vínculo real com Franca e municípios vizinhos, garantindo que nossas pautas tenham voz onde as decisões são tomadas.”
Diretor do portal GCN/Sampi, o jornalista Corrêa Neves Jr. apresentou uma análise profunda dos últimos cinco ciclos eleitorais (2006, 2010, 2014, 2018, 2022) e projetou os cenários de 2026, caso nenhuma ação fosse feita. "A democracia nos dá a chance de escolher quem vai nos representar. Ao colocarmos nas urnas candidatos de fora, estamos confiando nosso futuro a políticos que têm pouca conexão com a nossa cidade e nenhum compromisso."
Corrêa Jr. acrescentou que a escolha de candidatos de Franca permite o acompanhamento e a cobrança por resultados. "Os candidatos de Franca conhecem a fundo os problemas da cidade e lidam com eles todos os dias. Sobre eles, a população pode exercer uma cobrança direta e pressionar por resultados."
Historicamente, a Acif promoveu campanhas para conscientizar a população sobre a importância de votar em candidatos da própria cidade. Um exemplo é o movimento “Voto Nosso”, criado em 2002. A iniciativa buscava incentivar os eleitores a apoiarem candidatos locais, com o objetivo de garantir que Franca tivesse representação tanto na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) quanto na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A responsabilidade política levou a Acif a firmar parceria com o portal GCN para realizar debates nas eleições de 2024. Organizados e executados pelo GCN e pela Rádio Difusora, os debates aconteceram no auditório da associação do comércio antes do 1º e do 2º turnos das eleições, sempre próximos às datas de votação, com o objetivo de ajudar os eleitores a escolher o melhor candidato para liderar a cidade nos quatro anos seguintes.
A aliança de sucesso entre a Acif e o GCN foi renovada agora com o lançamento do movimento “Franca Tem Voz. E ela precisa ser ouvida”. Teve a adesão imediata de parceiros de peso, como a Cocapec e a Unimed Franca.
A Cocapec, fundada em 1985 na Alta Mogiana, uma das principais regiões cafeeiras do Brasil, hoje conta com cerca de 3 mil associados e produz grãos de café reconhecidos nacional e internacionalmente. Já a Unimed Franca, cooperativa de serviços médicos criada em 1971 por um grupo de 50 médicos, atende atualmente quase 100 mil clientes na cidade.
A união dessas potências em seus segmentos busca reverter um cenário preocupante para a cidade: o risco de não eleger representantes federais e, no limite, ficar também sem deputados em São Paulo, a depender da quantidade de candidatos e da dispersão de votos. Em 2026, estima-se que haverá 252 mil eleitores aptos em Franca, mas apenas cerca de 118.440 votos devem ser aproveitados pelos candidatos com base eleitoral no município.
A dispersão acontece por conta dos eleitores que não comparecem à votação, votam em branco, nulo ou escolhem candidatos de fora. Nas eleições de 2022, 57% dos votos para a disputa estadual foram desperdiçados por quem não votou, votou em branco ou nulo ou direcionou sua preferência a nomes sem vinculação direta com a cidade. No caso da disputa federal, o número de votos desperdiçados foi ainda maior: 70%.
Para ficar atento a todas as ações da campanha, siga a página oficial do #VoteFranca (clique aqui).