O volume de processos na Justiça do Trabalho de Franca está crescendo e a quantidade de casos pendentes de julgamento atingiu um novo pico. Um levantamento do primeiro semestre de 2025, com base em dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), mostra que o número de novas ações trabalhistas superou em mais de 700 a quantidade de casos resolvidos, sobrecarregando o sistema e aumentando o estoque de processos na comarca.
De acordo com os dados, as Varas do Trabalho da cidade registraram a entrada de 3.169 novos processos entre janeiro e junho. No mesmo período, foram solucionados
Apesar do desafio, a Justiça do Trabalho promoveu em maio a Semana Nacional da Conciliação, que em todo o Estado resultou em mais de 8,8 mil acordos, movimentando R$ 417 milhões. Para o especialista, a solução para o acúmulo de processos em cidades como Franca passa por uma mudança de mentalidade. “O que estamos propondo é simples: que as empresas troquem litígio por governança, custo por oportunidade, incerteza por economia”, conclui.