A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, na manhã desta segunda-feira, 11, um alerta para a baixa umidade relativa do ar em Franca. O aviso, divulgado às 11h50, recomenda que a população mantenha-se hidratada, beba bastante água e evite exposição excessiva ao sol.
Segundo o comunicado, o índice de umidade está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que considera ideais valores acima de 60%. Segundo a Climatempo, a umidade pode cair para até 24% nesta segunda-feira, o que coloca a cidade em estado de atenção. Já na terça-feira, 12, a situação se agrava, com índice abaixo dos 20%.
Situações de baixa umidade podem provocar desconforto respiratório, ressecamento da pele e dos olhos, além de aumentar o risco de incêndios em áreas com vegetação.
A orientação é que a população:
Segundo os registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por volta das 7h na manhã desta segunda-feira, os termômetros marcavam 8,7°C de acordo com a estação convencional, localizada no aeroporto de Franca. Essa queda acentuada, embora significativa, ainda não atinge o nível da mínima registrada no domingo, 10, que foi de 6,8°C na mesma faixa de horário.
De acordo com a Climatempo, espera-se que a quinta-feira seja o dia mais quente da semana, com mínima estimada em 12°C e máxima podendo alcançar até 30°C. O fim de semana deve ser de sol com algumas nuvens: no sábado, a temperatura deve variar entre 16°C (mínima) e 29°C (máxima); no domingo, entre 19°C e 30°C. A previsão indica que as temperaturas continuarão subindo na próxima semana.