Franca se prepara para um dos maiores programas de recapeamento já realizados na cidade. Ao todo, serão recuperados 420 mil metros quadrados de ruas e avenidas — o equivalente a aproximadamente 60 campos de futebol, ou 50 km de ruas e avenidas. O investimento previsto inicialmente era de R$ 26 milhões mas, graças a um processo licitatório robusto, que priorizou eficiência e responsabilidade, o valor final ficou consideravelmente menor, gerando economia de R$ 7 milhões aos cofres públicos.
O recapeamento já teve o pontapé inicial e vai seguir por avenidas como Ismael Alonso Y Alonso e Champagnat. Os primeiros bairros selecionados são os que apresentam trechos com pavimentação mais deteriorada e por funcionarem como corredores estratégicos para desvio de tráfego.
Nas avenidas, a Prefeitura programou obras de infraestrutura preditiva com o apoio da Sabesp, para justamente evitar que máquinas danifiquem tubulações antigas enterradas antes da aplicação do novo asfalto. Desta forma, evita-se que o novo asfalto aplicado seja depois danificado por conta de intervenções da companhia de água e esgoto.
Além disso, o programa já abrangeu outras regiões da cidade em etapas anteriores. Já foram concluídos recapeamentos na Vila Europa, localizada na zona Sul, e em bairros como City Petrópolis, Jardim Ipanema, Vera Cruz, Jardim Martins, Vila Resende, Vila Nicácio e áreas centrais. Os trabalhos incluíram ruas como a Avenida Santa Terezinha, Coelho Netto, João Gonçalves, Joaquim Martins, Almirante Barroso, Alberto Pulicano, Evangelista de Lima e Couto Magalhães.
As obras da etapa atual vão se estender pelas próximas semanas, considerando o cronograma de execução já em andamento. O prazo pode variar conforme as condições climáticas e a complexidade de cada trecho, especialmente nos pontos onde serão realizadas intervenções prévias de infraestrutura.
Com esse esforço integrado, Franca não só requalifica sua malha viária, como também potencializa a fluidez e segurança do trânsito, além de otimizar os recursos públicos para garantir resultados efetivos à população. O programa reafirma o compromisso com uma cidade moderna, funcional e preparada para o crescimento.