Após a Câmara Municipal de Franca aprovar o projeto de lei que proíbe rodeios na cidade nesta terça-feira, 5, a organização do Franca Rodeo Music reafirmou que o evento e as montarias em touros serão realizados em setembro.
A proposta, apresentada pela vereadora Lindsay Cardoso (PP), proíbe a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farra do boi e eventos semelhantes no município. Segundo a justificativa, essas práticas provocam dor e sofrimento aos animais.
O projeto foi aprovado com 10 votos a favor e 4 contra, e agora segue para a decisão do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que pode sancionar ou vetar a medida.
Leia mais: Câmara aprova por 10 a 4 proibição de rodeios em Franca
Em nota oficial assinada por Matheus Calil, organizador do evento pela empresa Viola Show, foi ressaltado que o rodeio é um esporte regulamentado por leis federais e reconhecido como manifestação cultural brasileira, conforme as Leis 10.519/2002 e 13.873/2019.
"A querida Franca é uma cidade que valoriza as tradições sertanejas, e é evidente que a região e todo o interior de São Paulo celebram com entusiasmo as centenas de festas do peão que acontecem durante todo o ano. O evento está sendo carinhosamente preparado para fazer história, gerar empregos, fomentar a economia e valorizar o rodeio e a cultura sertaneja do nosso povo", diz o comunicado.
O Franca Rodeo Music trará grandes nomes da música nacional. Confira:
O local não foi confirmado pela organização da festa.