15 de dezembro de 2025
MELHORIAS

Recapeamento em Franca: veja os primeiros trechos beneficiados

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Giovanna Attili/GCN
Prefeito Alexandre Ferreira (MDB), em entrevista à Rádio Difusora.

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), confirmou, na última terça-feira, 5, quais serão os primeiros bairros que receberão o recapeamento previsto em licitação realizada no dia 20 de julho. A empresa vencedora foi anunciada e deve começar os procedimentos em breve.

Em entrevista ao programa “A Hora é Essa!”, com Corrêa Neves Jr., na Rádio Difusora, o prefeito anunciou que o recapeamento deve ser iniciado já nos próximos dias, partindo dos bairros Jardim Veneza e Jardim Santana, que posteriormente serão utilizados como desvio para uma obra maior que será realizada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), na avenida Champagnat.

“Nós vamos preparar o Jardim Veneza e o Jardim Santana para receber um fluxo maior de carros. Vamos desviar o trânsito. Ali (Jardim Veneza e Santana) está muito ruim o asfalto, então nós vamos fazer o recape inteiro do Jardim Veneza, para depois desviar e começar a obra na Alonso Y Alonso”, contou.

A obra na avenida Ismael Alonso y Alonso avançará sobre parte da avenida Champagnat e será preparatória para o recapeamento. De acordo com Alexandre, o local ainda possui estruturas antigas de tubulação que podem ser danificadas pelas máquinas utilizadas nesse tipo de serviço. Por isso, é necessária a intervenção antecipada da Sabesp, para que os reparos sejam feitos antes da aplicação do novo asfalto.

“A tubulação no meio da rua é metálica e antiga. Quando passa a máquina vibratória do recapeamento, às vezes a tubulação se rompe. Isso pode acontecer. Mas o fato é que, quando se vai fazer a duplicação — ou seja, transferir todo o sistema de água e esgoto para a calçada —, é preciso abrir buracos. E aí, pessoal, a gente vai recapar agora para abrir buraco dois meses depois? Não tem como”, afirmou.

O emedebista destacou que a obra, em uma das principais avenidas da cidade, deve durar de três a quatro meses.

Licitação para obra no viaduto Dona Quita

Durante sua entrevista, o prefeito também comentou sobre obras previstas para a avenida Ismael Alonso y Alonso, logo abaixo do viaduto Dona Quita. As intervenções têm como objetivo o alargamento e o rebaixamento do canal dos córregos do Cubatão. Segundo o chefe do Executivo, a licitação será aberta em breve, para que essa obra integre o conjunto de modificações planejadas para o trecho.

A proposta tem como finalidade combater alagamentos em pontos da cidade e prevê um investimento de R$ 40 milhões, em uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e a Prefeitura de Franca.

Leia mais: Franca investirá R$ 40 milhões em obras contra enchentes