O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Franca não só completou a renovação de 100% de sua frota, como também ganhará uma nova base descentralizada na Região Sul da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) nesta quarta-feira, 30, durante a entrega de uma nova ambulância de Suporte Básico.
A nova base funcionará como um ponto estratégico para reduzir o tempo de resposta das equipes em emergências. "Isso vai permitir um atendimento muito mais rápido, sem a necessidade de deslocamento das ambulâncias que hoje ficam no Parque dos Pinhais até bairros mais afastados", declarou o prefeito.
Com a viatura entregue ontem, a frota do Samu agora é composta por quatro veículos novos, sendo três de USB (Suporte Básico), para casos de menor complexidade, e uma de USA (Suporte Avançado), que funciona como uma UTI móvel.
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou a importância da modernização. “Esta ambulância não vem apenas para somar, mas para substituir veículos antigos, garantindo mais segurança e agilidade tanto para a população quanto para os profissionais”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira adiantou que o investimento na frota continuará. “Agora, temos quatro ambulâncias novas e já iniciamos o processo de aquisição de mais duas. É um esforço conjunto, com recursos dos governos federal e estadual, através de emendas parlamentares de diferentes partidos, porque a saúde não tem cor partidária”, ressaltou.
O coordenador do Samu, o médico Leandro Colombo Cassiano, explicou que a divisão das ambulâncias por tipo de suporte é fundamental para a eficiência do serviço, direcionando os recursos corretos para cada gravidade de ocorrência.
A renovação da frota foi feita pelo Governo Federal. Já sobre o endereço da base descentralizada na Região Sul, a Secretaria de Saúde informou que está em avaliação o local e a previsão é de instalação neste segundo semestre.