A única obrigação fixa do vereador – se é que dá para chamar de “obrigação”, já que foram eleitos para representar a população – é comparecer às sessões ordinárias e extraordinárias. Na Câmara Municipal de Franca, os encontros semanais acontecem toda terça-feira. Mesmo assim, na votação desta terça-feira, 29, à tarde, três cadeiras ficaram vazias no plenário – ou seja, 20% dos vereadores simplesmente não estavam presentes.
Em vez de votar os projetos em pauta ou defender temas de interesse para Franca, Leandro O Patriota (PL) viajou para Brasília (DF) para participar de uma motociata que contou com a presença de Jair Bolsonaro (PL).
Diferentemente do ex-presidente, que está impedido de usar as redes sociais, Patriota publicou vídeos sobre o evento em sua conta no Instagram. A primeira gravação foi feita em cima da moto, enquanto ele estava na rodovia, com os dizeres: “partiu Brasília” e “motociata com Bolsonaro”. A publicação marcava 23h45 dessa segunda-feira, 28.
Em outro vídeo, já na capital federal, o vereador desceu da moto e comentou que teve uma reunião com a Santa Casa de Franca. Na sequência, em uma gravação em que Patriota não aparece, Bolsonaro é visto passando no meio de apoiadores, sob gritos de “mito”.
Jair Bolsonaro atualmente está com tornozeleira eletrônica e está impedido de sair de casa entre 19h e 6h, e também aos fins de semana, devido às medidas cautelares impostas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, em 18 de julho. O ex-presidente está sendo investigado por coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e atentado à soberania nacional.
O portal GCN/Sampi buscou contato com o parlamentar por mensagem e por ligação sobre sua ausência na sessão ordinária, mas ele não se manifestou até o fechamento deste texto.
Além de Leandro O Patriota, os vereadores Daniel Bassi (PSD) e Lindsay Cardoso (PP) também faltaram à sessão da tarde.
Bassi presidiu a sessão da manhã, mas se ausentou à tarde para representar a Câmara de Franca em um evento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na capital paulista, segundo sua assessoria. Em seu lugar, o vice-presidente da Casa, Walker Bombeiro das Libras (PL), conduziu os trabalhos.
Já Lindsay Cardoso precisou faltar devido à gravidez de risco.
Com 12 vereadores presentes, a Câmara aprovou por unanimidade a criação do Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Superdotação, de autoria de Walker Bombeiro das Libras. O objetivo da proposta é identificar, acompanhar e oferecer estímulo educacional a estudantes com altas habilidades, promovendo o desenvolvimento de seus talentos.
Além disso, o projeto busca combater o preconceito e a invisibilidade que essas pessoas enfrentam na sociedade, garantindo a elas o devido reconhecimento e oportunidades para o crescimento acadêmico e social. Outro ponto é a criação da Campanha de Conscientização “10 de Agosto – Dia da Superdotação”.
Por fim, também por unanimidade, foi aprovada a criação do programa Pontilhão e Pontes Iluminados. O texto, de autoria de Marcelo Tidy (MDB), busca melhorar a segurança nas áreas urbanas da cidade, com a instalação de iluminação adequada em pontilhões e pontes.
A medida busca garantir maior visibilidade e segurança aos pedestres que utilizam esses locais, além de contribuir para a redução da criminalidade.