Após um longo período de 25 dias sem chuva, os francanos finalmente viram a água cair nessa segunda-feira, 28, em um alívio para a secura do inverno. No entanto, a mudança no tempo trouxe também um alerta de queda brusca de temperatura, que já começa a ser sentida nesta terça-feira, 29.
A chuva de segunda-feira foi a primeira do mês de julho e registrou um volume de 7,5 mm, segundo dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). O valor é significativo, representando mais da metade da média histórica de chuva para todo o mês, que é de 14 mm.
Apesar de não ter sido uma chuva muito forte, uma árvore caiu no início da tarde na avenida Hélio Palermo e outra na rua São Paulo, próximo ao Tiro de Guerra. Apesar do susto, ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e realizou a desobstrução da vias.
O alívio da estiagem, porém, dá lugar à preparação para o frio. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo de "Perigo Potencial" para declínio de temperatura, válido até a manhã de quarta-feira, 30. A previsão é de uma queda entre 3°C e 5°C, representando um leve risco à saúde.
A previsão para Franca confirma a chegada do frio, seguida pelo retorno do tempo seco, segundo a Climatempo:
Terça-feira, 29: O dia começou com névoa e terá sol entre nuvens, com temperaturas entre 13°C e 20°C.
Quarta-feira, 30: O frio se intensifica. A mínima despenca para 9°C ao amanhecer, com máxima de 21°C. O dia será de sol.
Quinta-feira, 31: O sol predomina e as temperaturas voltam a subir gradualmente, com mínima de 9°C e máxima de 24°C.
Sexta-feira, 1º: O tempo segue firme, com sol e sem nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta à queda de temperatura e, em caso de emergência, entrar em contato pelo telefone 199.