O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu nesta segunda-feira (28) um voo alternado que tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. A mudança de rota foi causada pelas fortes rajadas de vento que atingiram a região metropolitana paulistana, com velocidade de até 64 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O voo alternado em Viracopos foi da companhia SKY Airline, que decolou de Lima, no Peru, e precisou pousar em Campinas de forma preventiva, devido às condições meteorológicas adversas em Guarulhos. Após o pouso, a aeronave foi reabastecida, aguardou autorização e seguiu para Cumbica após a normalização do tempo.
Segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, essa operação ocorreu de maneira segura e sem impactos à malha local. No total, nove voos que pousariam ou decolariam de Guarulhos foram desviados para os aeroportos de Viracopos (Campinas), Galeão (Rio de Janeiro) e Afonso Pena (Curitiba).
O Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, não teve alterações na operação e funcionou normalmente durante a manhã desta segunda-feira.