Quando os 27 cavaleiros entrarem na arena do Parque de Exposições Fernando Costa no próximo fim de semana para a encenação das Cavalhadas da Franca, uma jovem de 12 anos realizará um sonho inspirado pela tradição de sua família. Alice Durigan, a protagonista que interpretará a princesa Floripes, viajou de Fortaleza (CE), onde mora, para passar as férias em Franca se dedicando aos ensaios do espetáculo.
A festa, que acontece no sábado (2 de agosto), às 20h, e domingo (3 de agosto), às 14h, com entrada gratuita, representa a continuidade de um legado para Alice. Seu avô, Jesus Durigan, foi diretor do Clube das Cavalhadas, e a paixão passou de geração em geração. Neste ano, a presença da família estará por todo o palco: o pai de Alice, Danilo, será o Sultão, rei mouro; o padrinho, Murilo, um soldado cristão; e o primo Davi, o príncipe. Até a irmã mais nova, Duda, de 6 anos, já ensaia as falas para ser a futura princesa.
O encanto de Alice pelo papel começou em 2023, ao acompanhar o pai nos bastidores. “Me imaginei ali. Foi quando decidi me inscrever”, lembra a jovem, que desde então se dedica ao texto e aos treinos de equitação com seu cavalo, Nero. “As Cavalhadas vão ser muito boas para mim. Estou muito feliz e ansiosa”, conta.
As Cavalhadas da Franca encenam a batalha simbólica entre mouros e cristãos, inspirada no poema épico A Canção de Rolando. A história gira em torno de Floripes, princesa moura que se converte ao Cristianismo e promove a paz. O espetáculo reúne 27 cavaleiros montados, figurinos históricos e combates coreografados, levando o público a uma viagem que une fé, cultura e tradição.