A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de risco elevado para incêndios florestais que coloca Franca e toda a região noroeste paulista em nível de emergência até o próximo domingo, 27. Este é o índice máximo de perigo, segundo o Mapa de Risco de Incêndio do órgão, e exige atenção redobrada da população.
A combinação de baixa umidade do ar e um longo período de estiagem - a última chuva significativa na região ocorreu há 50 dias, no início de junho - cria um cenário extremamente favorável para o início e a rápida propagação do fogo. A previsão de uma frente fria para a próxima sexta-feira, 25, não deve trazer alívio, pois seus efeitos não serão sentidos no interior do estado.
Diante do alerta, a Defesa Civil orienta que a população evite qualquer atividade que possa gerar faíscas ou fogo. Práticas como a queima de lixo e o uso de fogo para limpeza de terrenos são proibidas e perigosas. Além disso, é crucial não jogar bitucas de cigarro em áreas com vegetação.
A expectativa é que a situação melhore a partir da próxima segunda-feira, 28, quando a chegada de ventos mais úmidos do litoral deve elevar ligeiramente a umidade do ar, ajudando a reduzir as temperaturas e o risco de incêndios.
Segundo dados do Climatempo, o tempo em Franca seguirá firme e sem qualquer previsão de chuva até o fim do alerta. As temperaturas devem permanecer elevadas para a época do ano, e a umidade do ar atingirá níveis críticos, especialmente durante as tardes.
Quinta-feira (24): Sol com algumas nuvens. Máxima de 28°C e umidade do ar podendo chegar a níveis abaixo de 30%.
Sexta-feira (25): Dia de sol, com poucas nuvens. Máxima de 28°C.
Sábado (26): Sol com aumento de nuvens. Máxima de 28°C.
Domingo (27): Sol com muitas nuvens. Máxima de 29°C.
O alerta faz parte das ações da Operação SP Sem Fogo, uma parceria entre diversas secretarias do governo estadual que atua de forma permanente na prevenção e combate a incêndios florestais. A operação já entregou 348 veículos a municípios prioritários e, em 2025, prevê a contratação de aeronaves de monitoramento e a aquisição de 20 caminhões-pipa.
A Defesa Civil reforça que, ao avistar qualquer foco de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a própria Defesa Civil, no número 199.