18 de dezembro de 2025
NEGOCIAÇÕES

Prefeito visita o MEC para discutir a instalação de IF em Franca

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes sociais
Deputado federal Arlindo Chinaglia e prefeito Alexandre Ferreira

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) avançou nas negociações para a instalação de uma unidade do Instituto Federal em Franca. O prédio da antiga Unesp (Universidade Estadual Paulista), no Centro da cidade, foi oficialmente proposto para abrigar o novo campus, que ainda precisa passar por uma análise técnica e aguarda a decisão final do Governo Federal.

Em visita ao MEC (Ministério da Educação), em Brasília, o prefeito agradeceu ao deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) e à Unesp pela cessão do prédio e destacou a mobilização local para viabilizar o projeto.

“Agradeço ao deputado por nos proporcionar essa conversa importante aqui em Brasília. Expusemos a necessidade urgente de Franca contar com um Instituto Técnico Federal. Também agradeço à reitora, ao professor Silmari, ao Carrijo da Unesp e ao vereador Gilson Pelizarro (PT), que nos ajudaram nessa interlocução”, disse Alexandre, em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira, 21.

Segundo Chinaglia, o encontro com técnicos do Ministério foi promissor. “A decisão é do presidente da República, mas houve uma boa receptividade. A Prefeitura apresentou ótimas condições, como segurança e alimentação para os alunos. Hoje foi um dia parcialmente vitorioso”, avaliou o deputado.

Com a reocupação do imóvel, que estava sem uso desde a desativação dos serviços estaduais há cerca de cinco anos, a Prefeitura espera oferecer novas oportunidades de qualificação e capacitação para a população de Franca.

"A gente resolve esse problema e também traz a possibilidade de a nossa população ter qualificação, ter capacitação, ter treinamento, ter formação para melhorar o salário, conseguir um emprego novo, conseguir uma empresa nova, enfim, fazer a nossa cidade cada vez melhor", afirmou Alexandre.

O objetivo é ampliar a oferta de ensino técnico federal na região, que atualmente carece desse modelo de atendimento.

A confirmação oficial da criação do Instituto Federal em Franca ainda depende de deliberações internas do Governo Federal e da análise de viabilidade técnica da estrutura proposta.

Leia mais: Prédio da antiga Unesp em Franca deve abrigar faculdade federal