19 de dezembro de 2025
BRASIL&

‘Festa da tornozeleira’: bar comemora ação contra Bolsonaro

Por Da redação | Recife
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Cartaz divulgado pelo bar

O bar chamou o evento de “festa da tornozeleira”. No post de divulgação, simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revidaram a provocação com críticas a Lula e menções e episódios ocorridos no governo atual.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Houve também quem tenha saído da festa feliz por ter celebrado a ação contra o ex-presidente. “Deveria começar às 19h01”, disse uma moça em alusão ao horário determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para o recolhimento domiciliar obrigatório de Bolsonaro. “Foi maravilhosa”, afirmou outra.

Bolsonaro disse, em entrevista à rádio BandNews na sexta-feira (18), que sente vergonha por ter que usar tornozeleira eletrônica. O aparelho foi instalado nele por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

“Eu tenho vergonha de usar tornozeleira. Qual risco ofereço à sociedade? Qual o risco ofereço de fuga?”, disse. O ex-presidente também afirmou não temer ser preso: “Estou com 70 anos, não estou com preocupação, com medo de nada. Agora, é uma injustiça, uma covardia me prender, nada fiz de errado”.

O ex-presidente classificou a situação como “humilhante” e “degradante”. Além de usar tornozeleira, Bolsonaro está proibido de sair de casa entre as 19h e 7h da manhã, de se aproximar de qualquer embaixada, de acessar as redes sociais ou de manter contato com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, filho dele, que está nos Estados Unidos.

A tornozeleira foi instalada no ex-presidente por servidores seguindo os protocolos legais e administrativos do sistema penitenciário do Distrito Federal. O monitoramento é feito pelo Cime (Centro Integrado de Monitoração Eletrônica), que acompanha em tempo real os locais e horários autorizados para deslocamentos.

O aparelho pesa 156 gramas e funciona com bateria recarregável de 110 gramas, com autonomia de cerca de 24 horas.

* Com informação do site Mais Goiás