A construção da ponte que liga Cássia a Delfinópolis, municípios de Minas Gerais, próximos a Franca, foi anunciada pelo Governo de Minas no início desta quinta-feira, 17.
A obra terá um investimento de R$ 146 milhões com entrega prevista até 2029. O trecho compreende uma extensão de 1.280 metros, sobre o rio Grande.
A ponte é uma demanda antiga da população, que atualmente depende de balsas para cruzar o lago Mascarenhas de Moraes (Peixoto). A obra é considerada essencial para a economia local, que depende do turismo e da escoação agrícola.
O próximo passo para a obra sair do papel é o processo licitatório, com a divulgação do edital em outubro deste ano e a abertura da licitação no início de 2026. O modelo proposto pela Secretaria de Estado de Infraestrutura de Minas Gerais é uma Parceria Público-Privada com a participação da Eletrobrás.
A notícia foi divulgada e comemorada pelo prefeito de Delfinópolis, Pedro Paulo (MDB), e por deputados de Minas, com postagens nas redes sociais, logo após uma reunião com representantes do governador do Estado.
“Hoje essa tão sonhada ponte é realidade no município. Fica aqui a gratidão desse prefeito a todos os envolvidos para que nós juntos pudéssemos alcançar nosso objetivo”, disse o prefeito, em um trecho da postagem.
Além da construção da ponte, a proposta prevê a modernização das balsas que prestam serviço na travessia entre os municípios banhados pelo lago das Usinas de Furnas e Peixoto. O investimento nas balsas será de cerca de R$ 20 milhões.