20 de dezembro de 2025
REDE ESTADUAL

SP abre seleção para contratar até 5 mil professores do técnico

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação/Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Ensino técnico: a contratação é por tempo determinado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abriu nesta quinta-feira, 17, as inscrições para um processo seletivo que formará cadastro reserva para cerca de 5 mil vagas destinadas a professores de formação técnica e profissional do Ensino Médio da rede estadual. As contratações são previstas para o ano letivo de 2026.

Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de agosto, exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (clique aqui). A taxa de inscrição é de R$ 49. Pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência terão acesso a ações afirmativas previstas em edital. Estrangeiros com residência legal no Brasil também podem participar, desde que atendam aos requisitos legais.

A remuneração oferecida é de R$ 5.565 para jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de jornada proporcional. A contratação será temporária, conforme prevê o edital publicado no Diário Oficial do Estado.

Quem pode participar?

Podem concorrer profissionais com formação em licenciatura, bacharelado ou cursos superiores de tecnologia, além de especialistas com notório saber e técnicos com experiência comprovada, conforme critérios da Deliberação CEE nº 207/2022.

Áreas e cursos

As vagas estão distribuídas por seis eixos tecnológicos que atendem aos cursos técnicos que serão ofertados em 2026:

Cada uma das 91 diretorias regionais de ensino oferece diferentes cursos e eixos, definidos a partir da demanda local e da pesquisa de interesse dos alunos. A relação completa está no anexo VI do edital.

Como será a seleção?

O processo seletivo será composto por quatro etapas:

Avaliação de títulos

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em 28 de setembro nos 77 municípios-sede das diretorias de ensino. Entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro, os candidatos devem enviar os vídeos da prova prática para avaliação.

No ato da inscrição, o candidato poderá indicar até duas diretorias de ensino para contratação e até dois eixos tecnológicos, desde que os horários de prova não coincidam.