20 de dezembro de 2025
TAQUARITINGA

Crime cruel: adolescente confessa invasão e morte de ex-prefeito

Por Laís Bachur | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Redes Sociais
Ex-prefeito de Taquaritinga Vanderlei Mársico

As investigações da Polícia Civil seguem avançando no caso do assassinato do ex-prefeito Vanderlei Mársico, encontrado morto em sua residência no Jardim Laranjeiras, em Taquaritinga, na última quinta-feira, 10.

A casa estava completamente revirada. Quartos, sala e escritório tinham gavetas abertas, roupas espalhadas e sinais claros de invasão. O celular da vítima e uma corrente de ouro sumiram. Um tênis encontrado no meio da sala – que não pertencia a Mársico – foi recolhido como prova, junto com documentos, fios usados para amarrá-lo e impressões digitais.

Embora o laudo oficial do IML (Instituto Médico Legal) ainda seja aguardado, a polícia trabalha com a hipótese de sufocamento. O ex-prefeito estava com sinais de violência física e possivelmente foi imobilizado com um golpe de "mata-leão".

No sábado, 12, um adolescente de 17 anos foi detido em Tijucas (SC), a mais de 900 km de Taquaritinga. Após rastreamento do celular da vítima, a polícia chegou ao paradeiro do jovem, que possui parentes em Santa Catarina. Ele foi encaminhado à Fundação Casa de Ribeirão Preto.

O menor confessou participação no crime, mas se recusou a revelar os nomes dos dois comparsas. Em depoimento, disse ter invadido a casa após pular o portão e encontrar a porta dos fundos aberta. Segundo ele, Mársico dormia quando foi abordado, mas acordou e reagiu, sendo imobilizado com um golpe de estrangulamento.

O adolescente afirmou que o ex-prefeito ainda estava vivo quando deixou a casa, mas admitiu ter colocado uma meia em sua boca após uma nova tentativa de reação da vítima.

A motivação alegada pelo menor - uma suposta discussão por causa de uma carona negada dias antes - é vista com desconfiança pelas autoridades. “Ele mistura elementos fantasiosos com fatos reais. A hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte, ainda é considerada”, afirmou o delegado responsável, Claudemir Pereira da Silva.

A polícia segue com diligências em andamento para identificar e prender os outros envolvidos no crime.