15 de dezembro de 2025
PASSOU

Câmara aprova verba para Cavalhadas e Semana de Luto Parental

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação/Câmara Municipal de Franca
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Franca durante a sessão ordinária desta terça-feira

A Câmara Municipal de Franca aprovou quatro propostas durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15. Entre elas, está um projeto de lei do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), apresentado em regime de urgência, que destina R$ 70 mil para a realização das Cavalhadas de Franca deste ano.

O vereador Marcelo Tidy (MDB) explicou que o projeto não trará novo impacto financeiro ao município. "Nós aprovamos esse recurso quando votamos a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do ano passado. Esse dinheiro já está no orçamento fiscal de 2025. A única coisa que estamos fazendo aqui é uma antecipação, votando o valor de R$ 70 mil".

A tramitação em regime de urgência foi aprovada, com apenas a vereadora Marília Martins (PSOL) votando contra. "Sou a favor da manifestação das Cavalhadas, tenho amigos que as compõem, estou falando dessa urgência que mostra uma falta de planejamento no nosso setor cultural."

Tidy, que assinou o pedido de urgência, reiterou que se trata de uma antecipação da verba. "Nesse caso, a gente deixa isenta a responsabilidade do município, porque houve uma falha da organização das Cavalhadas (...) só estamos fazendo uma antecipação para que as Cavalhadas não sejam prejudicadas".

A proposta foi aprovada por unanimidade.

Luto Parental

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei de Gilson Pelizaro (PT) que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Luto Parental. A proposta prevê ações voltadas à reflexão e ao acolhimento de pais e responsáveis que perderam filhos.

Entre as atividades sugeridas estão palestras, debates, encontros, audiências, campanhas e workshops, a serem organizados pela rede pública. A celebração será na primeira semana de julho.

Outros projetos

Também foi aprovado o projeto de Leandro O Patriota (PL) que amplia o Programa do Centro de Voluntários. A proposta permite que voluntários passem a atuar em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e prontos-socorros. Atualmente, a atuação é no Hospital do Câncer.

Por fim, a Associação GAA (Grupo Amparo e Alívio) foi reconhecida como de utilidade pública. A entidade presta apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. A proposta é do vereador Kaká (Republicanos).