19 de dezembro de 2025
LUTO NO ESPORTE

Morre aos 84 anos, Lourenço, o defensor do pênalti de Pelé

Por REDAÇÃO | JORNAL DE JUNDIAÍ
| Tempo de leitura: 1 min
DIVULGAÇÃO
O ex-goleiro Sebastião Luiz Lourenço, de 84 anos, morreu neste sábado (12) em Jundiaí

O ex-goleiro Sebastião Luiz Lourenço, de 84 anos, morreu neste sábado (12) em Jundiaí, segundo informações confirmadas por amigos e parentes. Conhecido no meio do futebol por ter sido o único goleiro a defender um pênalti de Pelé, Lourenço deixa três filhos, cinco netos e cinco bisnetos.

Morador da Vila Santana, Lourenço sempre dedicou-se ao esporte e fazia questão que as crianças, principalmente das comunidades, tivessem interesse e contato com a bola. Criou uma escolinha para que esta interação fosse possível.

Nascido em Jacarezinho-PR, Lourenço passou por diversos clubes além do Galo, onde atuou em 1965 e 1966. Foram 27 jogos com a nossa camisa, com 12 vitórias, seis empates e nove derrotas. Com a camisa do São Bento, de Sorocaba, defendeu um pênalti de Pelé em 1971.

Depois do casamento, Lourenço tornou-se morador de Jundiaí nos anos 1970, onde sua família permanece até hoje. Em 2022, o clube fez uma homenagem ao ex-goleiro, relembrando os momentos de sua carreira. 

Em 2023, pela então Assessoria de Políticas para Igualdade, órgão ligado à Prefeitura de Jundiaí, recebeu uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho e amor ao esporte, em especial por dedicar-se ao trabalho em cada time que defendia.

Lourenço é conhecido pela defesa ‘contra Pelé’, mas também por ter sido um goleiro que sabia exatamente por onde se esquivar para as defesas.

Ainda não há informações sobre o velório ou sepultamento de ‘Seu Lourenço’ como era carinhosamente conhecido.