Um menino de 10 anos, morador de Franca, foi vice-campeão de um torneio nacional de jiu-jitsu, no último final de semana, realizado em São Paulo, no Parque Ibirapuera. A colocação no campeonato nacional possibilitou a participação no campeonato mundial.
Miguel Gomes de Souza começou no esporte por indicação dos profissionais de sua escola, que viam o garoto como muito hiperativo. Segundo a mãe, a professora Fernanda Gomes Maciel de Souza, de 41 anos, a escola constantemente mandava reclamações sobre seu filho.
“A professora sempre reclamava: 'Miguel está falando muito, Miguel precisa melhorar o caderno'. Então eu falei para ele: ‘Você vai se dedicar aos seus estudos igual você se dedica ao esporte’, e assim ele fez”, contou.
“Faltava concentração e foco para realizar as atividades propostas. Faltava um pouco de disciplina. Logo que se encontrou no esporte, tudo mudou. Tem concentração, foco, comprometimento, demonstrando muita disciplina em sala de aula. É outra criança”, explicou a mãe.
Miguel participou do CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo) Brasileiro Kids, que foi realizado no Parque Ibirapuera entre os dias 5 e 6 de julho. O caminho até lá foi desafiador, pois a família não conseguiu o apoio da Feac (Fundação Esporte Arte Cultura) de Franca como patrocínio para o evento.
A família buscou oportunidades de patrocínio e, depois de algumas buscas, o Depósito de Bebidas Lima se disponibilizou a custear as despesas do jovem, que foi à São Paulo e voltou com a medalha de prata.
“A reação do Miguel foi de muita alegria. Ele parecia não acreditar que era verdade, ficou meio que em choque. Emocionado”, relatou Fernanda.
Marcado para ser realizado no início de dezembro, o campeonato mundial ocorre também em São Paulo, no Parque Ibirapuera, e deve reunir atletas do mundo todo.
Miguel começou sua preparação em busca de patrocinadores e arrecadação para arcar com as custas da viagem até São Paulo e a inscrição no torneio e conta com ajuda dos interessados para que sua participação seja viabilizada.
Quem tiver interesse em contribuir, pode entrar em contato diretamente com a mãe, Fernanda, pelo telefone (16) 99112-3237.