20 de dezembro de 2025
AOS 10 ANOS

Vice-campeão nacional de jiu-jitsu, francano vai a fase mundial

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/WhatsApp GCN
Miguel, de 10 anos, vice-campeão em torneio nacional realizado em São Paulo

Um menino de 10 anos, morador de Franca, foi vice-campeão de um torneio nacional de jiu-jitsu, no último final de semana, realizado em São Paulo, no Parque Ibirapuera. A colocação no campeonato nacional possibilitou a participação no campeonato mundial.

Miguel Gomes de Souza começou no esporte por indicação dos profissionais de sua escola, que viam o garoto como muito hiperativo. Segundo a mãe, a professora Fernanda Gomes Maciel de Souza, de 41 anos, a escola constantemente mandava reclamações sobre seu filho.

“A professora sempre reclamava: 'Miguel está falando muito, Miguel precisa melhorar o caderno'. Então eu falei para ele: ‘Você vai se dedicar aos seus estudos igual você se dedica ao esporte’, e assim ele fez”, contou.

“Faltava concentração e foco para realizar as atividades propostas. Faltava um pouco de disciplina. Logo que se encontrou no esporte, tudo mudou. Tem concentração, foco, comprometimento, demonstrando muita disciplina em sala de aula. É outra criança”, explicou a mãe.

O campeonato nacional 

Miguel participou do CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo) Brasileiro Kids, que foi realizado no Parque Ibirapuera entre os dias 5 e 6 de julho. O caminho até lá foi desafiador, pois a família não conseguiu o apoio da Feac (Fundação Esporte Arte Cultura) de Franca como patrocínio para o evento.

A família buscou oportunidades de patrocínio e, depois de algumas buscas, o Depósito de Bebidas Lima se disponibilizou a custear as despesas do jovem, que foi à São Paulo e voltou com a medalha de prata.

“A reação do Miguel foi de muita alegria. Ele parecia não acreditar que era verdade, ficou meio que em choque. Emocionado”, relatou Fernanda.

A preparação para o campeonato mundial 

Marcado para ser realizado no início de dezembro, o campeonato mundial ocorre também em São Paulo, no Parque Ibirapuera, e deve reunir atletas do mundo todo.

Miguel começou sua preparação em busca de patrocinadores e arrecadação para arcar com as custas da viagem até São Paulo e a inscrição no torneio e conta com ajuda dos interessados para que sua participação seja viabilizada.

Quem tiver interesse em contribuir, pode entrar em contato diretamente com a mãe, Fernanda, pelo telefone (16) 99112-3237.