Além dos 29 peregrinos de Ribeirão Preto que tiveram a viagem cancelada, um grupo de 30 jovens católicos de Taguatinga do Sul, no Distrito Federal, também sofreu prejuízo com a agência Kairós Viagens e Peregrinações, sediada em Franca. Eles planejavam viajar para Roma, na Itália, no fim de julho, para participar do Jubileu da Juventude — um encontro internacional de jovens com o Papa.
Ao todo, o grupo do Centro-Oeste do país desembolsou cerca de R$ 540 mil no pacote, que incluía passagens aéreas, hospedagem e roteiro religioso. Os jovens vinham se preparando havia dois anos para realizar o sonho: organizaram vendas de bolos, doces e eventos para arrecadar parte do dinheiro. Alguns pagaram à vista, enquanto outros parcelaram no cartão.
Na última semana, porém, foram surpreendidos por um comunicado da empresa informando que não teria “disponibilidade financeira para arcar com os custos do contrato”. A mesma situação ocorreu com outros peregrinos do Paranoá, também no Distrito Federal, e com os fiéis de Ribeirão Preto que haviam contratado os serviços da Kairós.
Em nota obtida pela EPTV Ribeirão, a agência justificou que foi duramente impactada por dívidas herdadas do período da pandemia e pelos reflexos de conflitos no Oriente Médio, que resultaram no cancelamento de outras viagens. “Infelizmente, compreendemos demasiadamente a dor desses jovens, o que aumenta ainda mais a nossa dor pela situação e o sentimento de culpa. Não somos apenas uma empresa — esse trabalho tem um propósito maior”, diz o comunicado.
A Kairós também informou que está buscando alternativas para ressarcir os clientes, embora admita que ainda não conseguiu elaborar um plano concreto, devido à situação financeira. “Ainda não está muito claro, mas, diante de toda a situação e da pressão da mídia, não conseguimos elaborar um plano com consciência e clareza”, completa a nota.
A empresa nega ter agido de má-fé, afirma estar aberta a críticas e diz aceitar sua “cruz como católicos”, pedindo paciência e apoio. “Não somos covardes nem criminosos; somos uma empresa pequena, que conta apenas com o próprio trabalho para honrar todos os compromissos.”
O Jubileu da Juventude está previsto para o fim de julho e deve reunir milhares de jovens de diversas partes do mundo no Vaticano. Para os grupos que tiveram a viagem cancelada, o sentimento agora é de frustração, insegurança e preocupação com relação ao reembolso.