Para garantir um ambiente seguro e educativo para os adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), realiza um projeto de prevenção e promoção da saúde voltado aos estudantes das escolas estaduais de Franca.
A iniciativa, que conta com o apoio da Diretoria Estadual de Ensino, contempla 20 unidades escolares e realiza encontros semanais com rodas de conversa, dinâmicas e aulas expositivas. Entre os temas trabalhados estão saúde sexual e reprodutiva, adolescência, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), gravidez na adolescência, uso de álcool e drogas, além de relacionamento interpessoal.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Waléria Mascarenhas, o projeto contribui diretamente para o bem-estar dos jovens. “É uma iniciativa de suma importância, porque oferecemos, pelo CTA, um espaço acolhedor e seguro para a discussão de temas fundamentais para nossos jovens, repercutindo assim em mais consciência, mais qualidade de vida e menos doenças”, destacou.
O projeto entra em recesso durante as férias escolares e retomará as atividades em agosto.
Além das ações nas escolas, o CTA oferece atendimento gratuito à população, com testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, incluindo aconselhamento com resultado no local.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na rua Ouvidor Freire, 2.109, no Centro. O local também distribui preservativos gratuitamente e realiza palestras em empresas e instituições sobre prevenção e saúde sexual.