21 de dezembro de 2025
DO DIA PRA NOITE

Sessões da Câmara podem mudar para noites de segunda e terça

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Divulgação/Câmara Municipal de Franca
Mesa diretora da Câmara Municipal de Franca

Um possível projeto de lei - que ainda nem foi protocolado - tem movimentado os bastidores da Câmara Municipal de Franca nesta terça-feira, 1º. A proposta prevê a mudança do dia e do horário das sessões ordinárias, que passariam a acontecer à noite, numa tentativa de atrair mais participação da população no plenário.

O portal GCN/Sampi apurou que a proposta é dividir as sessões ordinárias em dois dias: na segunda-feira à noite seriam realizadas a leitura de documentos, o expediente e o uso da Tribuna, enquanto a terça-feira à noite ficaria reservada para a votação dos projetos. Em ambos os dias, os trabalhos começariam por volta das 18h ou 19h.

Diante da insatisfação de parte da população com ações da atual legislatura, a proposta de mudança no horário das sessões ganhou força nas últimas semanas. Durante a Tribuna Livre – espaço em que os cidadãos podem se inscrever para falar sobre temas relevantes para a cidade –, o ativista Leontter Reche chamou a atenção dos vereadores para a importância da participação popular na política. “As sessões ordinárias desta casa deveriam acontecer em um horário mais acessível à população, já que os CLTs não conseguem ter acesso a essas sessões porque estão trabalhando”, disse ele, em 24 de junho.

Na ocasião, o vereador Marco Garcia (PP) relembrou que, no passado, o expediente começava às 14h e a ordem do dia às 17h. “Não é o horário que vai trazer a pessoa para essa casa, é o interesse que ela tem na matéria. Não tinha público. Fazemos (à noite) audiências públicas de assuntos muitas vezes relevantes, quantas pessoas participam? Pouquíssimas. Não é o horário que fará com que essas pessoas venham à nossa casa.”

A posição de Marco Garcia, no entanto, não parece representar a opinião da maioria de seus colegas. O GCN procurou os 15 vereadores da atual legislatura e perguntou se votariam a favor ou contra a mudança no horário das sessões ordinárias: sete se declararam favoráveis, dois contrários, dois se mostraram indiferentes e quatro não responderam.

Confira a posição dos vereadores: 

Atualmente

Atualmente, o encontro semanal do Legislativo francano acontece às terças-feiras. Pela manhã, a partir das 9h, é realizado o expediente. Já à tarde, a partir das 14h, ocorrem as discussões e votações das matérias da ordem do dia.

Se a proposta for adiante, o projeto deve ser protocolado e colocado em votação dentro de 30 dias.