22 de dezembro de 2025
DIA NACIONAL

Casos de diabetes aumentam e acendem alerta para prevenção

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em Franca, 5.151 atendimentos já foram realizado neste ano pela equipe multidisciplinar da Casa do Diabético

Dados do Ministério da Saúde mostram que os atendimentos ambulatoriais relacionados ao diabetes mais que dobraram em um ano: foram 20,6 milhões em 2023, saltando para 42,6 milhões em 2024. Somente nos três primeiros meses de 2025, já foram registrados 20,5 milhões de atendimentos, quase igualando o total de dois anos atrás.

Em meio ao crescimento nacional nos registros de diabetes, o alerta se intensifica nesta semana: 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes, data dedicada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, controle adequado e prevenção das complicações da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente em 2025 já foram registrados 5.151 atendimentos pela equipe multidisciplinar da Casa do Diabético, em Franca, formada por assistente social, enfermeiro, médico, nutricionista e psicólogo. Além disso, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) oferecem acompanhamento diário a pacientes com diagnóstico de diabetes.

A endocrinologista Aniette Renom Espineira, do Grupo Santa Casa de Franca, explica que o diabetes é uma síndrome metabólica provocada pela deficiência na produção ou ação da insulina, hormônio responsável pelo controle do açúcar no sangue. “Quando há falha nesse mecanismo, a glicose se acumula no organismo, podendo gerar sérias consequências à saúde”, afirma.

Tipos de diabetes e prevenção

O diabetes tipo 1, de origem autoimune, é menos comum e não pode ser evitado. Já o tipo 2, que representa a maioria dos casos, tem relação direta com estilo de vida inadequado, como má alimentação, sedentarismo e obesidade. “A boa notícia é que ele pode ser prevenido com hábitos saudáveis. Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios e controlar o peso são atitudes essenciais”, orienta a médica.

Outro tipo é o diabetes gestacional, que aparece durante a gravidez e exige atenção redobrada para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Complicações evitáveis

Sem o devido controle, o diabetes pode comprometer diversos órgãos e sistemas. Entre as complicações, estão doenças cardiovasculares, problemas renais, retinopatia diabética, principal causa de cegueira evitável no mundo, segundo a OMS, e danos nos nervos periféricos, que podem levar até a amputação de membros inferiores.

“O controle glicêmico adequado, o uso correto dos medicamentos e o acompanhamento médico regular são fundamentais para evitar essas complicações”, ressalta Aniette. “Identificar alterações ainda no início permite adotar medidas eficazes para conter a progressão da doença.”

Ações como as da Casa do Diabético em Franca, que oferece cuidado humanizado e contínuo, são fundamentais para conter o avanço da doença e promover mais qualidade de vida à população. A data de hoje reforça o compromisso coletivo com a saúde pública e o bem-estar dos pacientes.