Após uma denúncia de um grupo de mães ser publicada pelo portal GCN/Sampi sobre as condições do transporte escolar entre Ibiraci (MG) e Franca, a Prefeitura de Ibiraci se manifestou, negando que os ônibus utilizados estejam em situação precária.
Leia mais: Pais temem nova tragédia na região e denunciam ônibus de Ibiraci
Em nota oficial enviada pelo Gabinete do Prefeito nesta quarta-feira, 25, a administração municipal afirmou que a frota passa por manutenções periódicas e que todos os veículos – próprios e terceirizados – possuem laudos e documentação regular exigidos pelos órgãos competentes.
A prefeitura reconhece que parte da frota apresenta desgaste, mas justifica a situação pelo uso contínuo e pelo tempo de operação dos ônibus, além de reforçar em vídeo que os ônibus em estado precário eram responsabilidade da gestão passada.
Para enfrentar o problema, a gestão atual informou que já iniciou um processo de renovação, com a aquisição de um novo veículo e a abertura de licitações para a compra de mais unidades.
"Estamos promovendo a substituição gradativa dos veículos mais antigos e reforçando os procedimentos de manutenção corretiva e preventiva", diz o comunicado.
Além disso, a Secretaria de Educação, em conjunto com o setor de Transportes, realiza monitoramento constante das condições dos ônibus e atendimento imediato a eventuais reclamações de motoristas, alunos e pais.
A administração também estuda a ampliação das rotas escolares para evitar superlotação. “Temos atuado com responsabilidade e comprometimento, enfrentando com seriedade as limitações herdadas e buscando soluções definitivas para garantir transporte seguro e digno aos nossos estudantes”, afirma a Prefeitura de Ibiraci.
O município reiterou que está à disposição para prestar novos esclarecimentos à população.