O Hemocentro de Franca está com o estoque de sangue em estado crítico e faz um apelo à população. Os tipos sanguíneos O- e A- estão em situação alarmante, com apenas 6 e 4 bolsas disponíveis, respectivamente. A situação é agravada pelo frio intenso, que historicamente reduz o comparecimento de doadores.
De acordo com a agente de captação e Comunicação Social do Hemocentro, Elaine Gimenes, o ideal seria a coleta de bolsas de, ao menos, 50 doadores por dia. “Isso afeta o estoque como um todo, mas o impacto é ainda maior nos tipos sanguíneos negativos, que são mais raros”, explicou.
Atualmente, além das baixas reservas de O- e A-, há apenas 25 bolsas de O+ e 30 de A+. Sem doadores, vidas estarão em risco nos próximos dias. A unidade pede que a população compareça o quanto antes para doar sangue e ajude a reverter o cenário preocupante.
As doações podem ser feitas no Hemocentro de Franca, que fica na avenida Doutor Hélio Palermo, 4.181, no bairro Recanto do Itambé. Os horários de atendimento são:
A doação é rápida, segura e pode salvar até quatro vidas. Mesmo com o frio, o Hemocentro reforça: é preciso contar com o calor do coração solidário dos francanos. Doe sangue e ajude a manter a esperança de quem mais precisa.