Um grupo de mães de Ibiraci (MG), cidade a 39 quilômetros de Franca, está preocupado com as condições dos ônibus responsáveis pelo transporte de estudantes até o município paulista, onde muitas crianças e jovens frequentam escolas e universidades.
Segundo relatos das famílias, os veículos não comportam adequadamente o número de passageiros e apresentam sérios problemas estruturais e de segurança. Entre as principais queixas, estão a presença de ferrugem na lataria, emissão constante de fumaça pelo motor, falhas mecânicas recorrentes e até vazamentos pelo teto.
Um vídeo gravado por uma das mães mostra o interior de um dos ônibus, com água da chuva escorrendo e molhando os ocupantes durante o trajeto, entre Franca e Ibiraci.
Além dos alunos do ensino básico, os veículos também transportam estudantes universitários no período noturno, o que aumenta a preocupação das famílias, principalmente após a tragédia que vitimou 12 estudantes de São Joaquim da Barra no início deste ano.
“É ônibus pegando fogo, estragando todos os dias, cada dia uma coisa diferente. Só queremos uma solução para nossos filhos, antes que aconteça algo pior”, desabafou uma das mães.
Outra mãe destacou que providências vêm sendo cobradas desde o início do ano letivo. “Já estamos no meio do ano e nada do problema ser resolvido. Os alunos estão correndo risco de vida”, afirmou.
A reportagem do Portal GCN/Sampi entrou em contato com a Prefeitura para averiguar as medidas tomadas para melhorar a segurança e estado dos ônibus, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.