O inverno começa oficialmente no Brasil às 23h42 desta sexta-feira, 29. A nova estação deve chegar acompanhada de mudanças no tempo típicas desse período, como maior incidência de frentes frias.
Para a região de Franca, a expectativa é que as temperaturas tenham média de 22°C a 24°C durante o trimestre de inverno. Já no quesito precipitação, são esperados de 100 a 150 milímetros de chuva durante os três meses, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Ainda segundo o Inmet, a baixa precipitação se deve à persistência das massas de ar seco incidentes no território nacional, o que causa a seca da vegetação, aumentando o risco de queimadas e incêndios florestais, o que pode ter como consequência o aumento das doenças respiratórias neste período por conta da poluição excessiva no ar.
Apesar das médias de temperatura esperadas, a reta final de junho deve receber a primeira frente fria do inverno de 2025. De acordo com o Climatempo, essa nova frente fria deve ser mais intensa do que a última, ocorrida entre 8 e 14 de junho, cravando novos recordes de temperaturas baixas em todo o território nacional.
A previsão disponível na plataforma para Franca indica o início da queda de temperatura na terça-feira, 24, onde a temperatura mínima esperada é de 9°C, enquanto a máxima é 19°C. No entanto, a queda deve durar por apenas mais um dia, quando os termômetros devem marcar mínima de 7°C e máxima de 26°C na quarta-feira, 25.
Após esse período de frio, é esperado que as temperaturas subam nos dias 26, 27 e 28 de junho, atingindo máximas de 27°C. Na sequência, uma nova massa de ar frio deve fechar junho e abrir julho com temperaturas mínimas de 8°C e 11°C.