A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira, 17, uma operação para combater o furto de energia elétrica em Franca. A ação envolveu equipes da Delegacia Seccional, com apoio de agentes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que realizaram diligências simultâneas em imóveis residenciais e comerciais de diferentes bairros, onde foram identificadas irregularidades no consumo de energia.
Segundo a Polícia Civil, foram constatadas fraudes em medidores de energia, que haviam sido adulterados com o objetivo de reduzir artificialmente os valores registrados. A prática configura crime de furto, conforme o Código Penal.
A Polícia Civil não divulgou o número de pessoas presas nem revelou suas identidades.
Os suspeitos permanecerão presos até a audiência de custódia, já que o crime não permite fiança por parte da autoridade policial. Os nomes e endereços dos alvos não foram divulgados pela Polícia Civil, mas os investigadores afirmam que a operação atingiu estabelecimentos em áreas comerciais e imóveis em diferentes bairros da cidade.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam com o objetivo de identificar outros casos semelhantes na região.
“A corporação reforça seu compromisso no combate a esse tipo de criminalidade, que causa prejuízos significativos às concessionárias de energia e, consequentemente, à toda sociedade”, disse a Polícia Civil em nota.
A Delegacia Seccional de Franca reforça que denúncias sobre crimes dessa natureza podem ser feitas de forma anônima pelo 181.