Anunciada como uma obra de revitalização que traria novos acessos para melhorar a circulação e a segurança dos pedestres, além da ampliação dos espaços de descanso e mudanças no visual do local, a reforma da Praça Nossa Senhora da Conceição, a Praça Matriz de Franca, não agradou a parte da população.
Frequentadores apontam que as melhorias ficaram aquém do esperado. Entre as intervenções visíveis estão a substituição de bancos de concreto por outros modelos, a instalação de sinalização tátil no piso para deficientes visuais e a poda de coqueiros próximos à Catedral.
A obra teve início em 4 de dezembro de 2023, com previsão inicial de conclusão em 180 dias. No entanto, mais de um ano depois, os serviços ainda não foram finalizados. Em nota divulgada nessa terça-feira, 17, a Prefeitura de Franca informou que a revitalização segue em andamento e que ainda restam etapas a serem concluídas.
As obras de revitalização, tanto na Praça Matriz quanto na Praça Barão, custam R$ 2.423.118,56, segundo placa fixada no local.
O taxista José Oliveiro Garcia Neto, há 40 anos na Praça Matriz, lamentou o resultado da obra até o momento. “Esperávamos muito mais. O projeto foi malfeito. A revitalização deveria ter sido mais completa, com melhorias no paisagismo e em outros pontos. Todos esperavam uma transformação maior, mas o que veio deixou a desejar.”
O motorista também culpa a empresa que realiza a obra pelo estado do espaço. "Depois que começam a mexer, aparecem novas exigências, aí trava tudo. (...) Se mexerem na licitação, levará mais dois anos. Então, o problema não é só da Prefeitura, mas da execução da obra", completou.
O aposentado Noraldo Pascual, de 72 anos, também é frequentador diário do Centro e diz que está decepcionado. “Fizeram pouca coisa. A única melhoria foi alargar uma das passagens. Os bancos novos ninguém quer usar; não têm encosto e machucam. Ouvi dizer que vão instalar mais bancos iguais a esses, que o povo já não aprova.”
Para ele, o espaço continua com aparência de abandono. “Plantaram algumas coisas, mas já morreram. O mato está aí. Está tudo do mesmo jeito, ou até pior. Falta administração. Nunca vi fiscal por aqui. Nem o prefeito, vi.”
Morando sozinho, ele conta que vai todos os dias ao centro conversar com os amigos. "Minha mulher faleceu há 20 anos. Moro sozinho, então venho aqui encontrar meus amigos. Acompanho tudo o que acontece aqui. E, pelo que vejo, essa reforma (da praça Barão) não dará em nada também", afirma.
A Praça Nossa Senhora da Conceição não é a única em processo de revitalização. Logo abaixo, a Praça Barão já foi cercada e as obras começaram. Os bancos de madeira que antes estavam fixos no local foram removidos. Por volta das 10h dessa terça-feira, apesar do movimento discreto de pessoas na região, havia poucos trabalhadores presentes. O cercado isola uma grande parte da praça, deixando apenas dois corredores laterais para circulação.
“É uma vergonha isso aqui. Quebraram os bancos que não precisavam ser quebrados. É uma judiação. Cercaram aqui e agora — quando vão tirar esse cercado? Vai atrapalhar os comerciantes. Isso aqui é um cartão-postal da cidade, e fica desse jeito”, comentou um frequentador, que preferiu não se identificar.
Para a vendedora Rafaela Polliane, que trabalha em uma loja localizada na praça, a reforma não pode demorar. "Se demorar a entrega, como demorou a da praça de cima, ficará difícil. Espero que melhore e fique melhor do que estava."
A Prefeitura de Franca foi questionada sobre o prazo previsto para a conclusão das obras nas praças do centro, e informou que a previsão é outubro.
Em nota, a administração municipal informou apenas que as obras das praças Nossa Senhora da Conceição e Barão constituem objeto do mesmo contrato administrativo, atualmente em vigência. Segundo a Prefeitura, os serviços contemplam: adequação das áreas para acessibilidade, revitalização dos canteiros, instalação de novos bebedouros, construção de novos bancos, implantação de paisagismo e execução de bicicletário.
Leia a nota na íntegra:
"A Secretaria de Infraestrutura informa que as obras das Praças Nossa Senhora da Conceição e Barão constituem objeto do mesmo contrato administrativo, atualmente, em vigência. Ambas as intervenções estão em andamento, sendo que os serviços na Praça Nossa Senhora da Conceição (Matriz) estão em estágio mais avançado, embora ainda haja etapas a serem executadas.
As obras de revitalização contemplam os seguintes serviços: adequação das áreas para acessibilidade; revitalização dos canteiros; iInstalação de novos bebedouros; construção de novos bancos; implantação de paisagismo e execução de bicicletário, com previsão de conclusão para outubro."