O comerciante José Bernardo da Silva, de 70 anos, foi baleado no rosto na manhã desta terça-feira, 17, durante uma tentativa de assalto dentro de sua mercearia no bairro Vila Chico Júlio, em Franca.
O crime aconteceu por volta das 8h10, na esquina das ruas Capitão Urias Batista de Avelar com Pedro Oliveira Ramos. Segundo informações da Polícia Militar, o criminoso já aguardava do lado de fora e entrou no local junto com o comerciante, no momento da abertura do estabelecimento.
Assim que anunciou o assalto, o proprietário tentou reagir com uma faca, em um ato de coragem que acabou desencadeando a violência: o criminoso, armado, atirou contra o rosto do idoso. A bala atingiu a lateral do rosto da vítima.
Uma testemunha que não quis se identificar relatou: “O carro parou, esperou ele abrir e entrou junto com ele. Depois ouvi o barulho e vi um homem de camiseta vermelha correndo e entrando no carro que já estava esperando na porta”.
Ainda de acordo com pessoas próximas, o comerciante desconfiava que algo estava para acontecer. “Seu Zé disse que ontem (segunda-feira) um carro passou três vezes, ficou olhando e até parou. Pode ser que tenha relação.”
A vítima foi socorrida e levada ao hospital. Apesar do ferimento, José Bernardo estava consciente no momento do atendimento, segundo vizinhos.
A Polícia Militar isolou o local, conversou com moradores da região e a perícia técnica foi acionada. O criminoso fugiu em um Peugeot escuro e, até o momento, não foi localizado.