23 de dezembro de 2025
HISTÓRICO

Prefeitura de Franca decreta tombamento do prédio da fábrica MSM

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Google
Uma das fachadas do prédio histórico na avenida Rio Branco

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), assinou decreto de tombamento do prédio onde funcionou a indústria MSM, tradicional fábrica de saltos, solados e placas de borracha, nessa terça-feira, 27. O imóvel fica localizado entre as avenidas Rio Branco e Santos Dumont, no bairro da Estação.

O decreto de tombamento publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 28, foi assinado pelo prefeito ao lado de membros do Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, que realizou um estudo minucioso sobre o prédio e contou com a anuência e colaboração dos proprietários do imóvel. 

“Nós estamos tombando um imóvel que faz parte da história da nossa cidade e que conta um pouco de como Franca era, mantendo as características originais e proporcionando um grande centro comercial no local, tornando-se parte da revitalização que estamos fazendo na Estação, a partir da Mogiana e da praça Sabino Loureiro”, disse o prefeito.

O tombamento estabelece que deverão ser preservados a estrutura da fachada e dois núcleos centrais do prédio, onde estão as históricas caixa d´água em ferro com rebites contendo o logo da MSM, o madeiramento do telhado da área histórica e uma chaminé que se tornaram uma referência visual na paisagem da cidade, principalmente do bairro da Estação.

Os outros galpões e barracões construídos anexos poderão receber intervenções para acomodar os empreendimentos que os proprietários estão negociando para fazer parte das áreas do imóvel.

Participaram da cerimônia de assinatura de tomamento os conselheiros Marcelo Pini Prestes (Cúria Diocesana), Samuel Gonçalves Lima (Poder Executivo) e Marcella Murari Oliveira (presidente do Condephat).

“O ‘prédio da MSM’ tem intensa representatividade na cidade. Foi local de trabalho de tantos francanos e moradores de municípios da região, e os donos do imóvel sabem disso. Desde o princípio, tanto eles se dispuseram a zelar pelo patrimônio sem perder as características quanto o prefeito Alexandre indicou seu compromisso em preservar a história em meio ao progresso de Franca. Isso é muito importante, serve como exemplo para outros municípios”, disse Marcella Murari.