24 de dezembro de 2025
SUPERAÇÃO

Paraplégico, francano supera desafios no basquete e faz campanha

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes sociais
Gustavo de Oliveira Gregolote, de 16 anos

Aos 16 anos, Gustavo de Oliveira Gregolote é um exemplo de determinação e amor ao esporte. Nascido com mielomeningocele e hidrocefalia, condições que o tornaram paraplégico, ele não deixou que isso o impedisse de sonhar alto.

Estudante do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Prof. Hélio Palermo, em Franca, Gustavo também está cursando o técnico em farmácia e dedica boa parte de sua vida à prática esportiva, paixão que alimenta com disciplina e coragem.

Atualmente, ele participa do projeto social Instituto Vidativa, idealizado por Pablo Costa, ex-auxiliar técnico do Sesi Franca Basquete, onde joga basquete em cadeira de rodas. Além disso, também compete em corridas de rua e, recentemente, brilhou no Campeonato Brasileiro Sub-23, realizado no Rio de Janeiro, onde seu time sagrou-se campeão.

Nova cadeira 

Para continuar competindo com segurança e conforto, Gustavo precisa de uma nova cadeira de rodas com encosto rígido, essencial para sua coluna e desempenho esportivo. O valor do equipamento é de R$ 15.200,00, quantia que ele tenta arrecadar com a ajuda da comunidade.

“Essa cadeira vai me dar mais conforto e autonomia, permitindo que eu continue praticando o que mais amo: corridas e basquete”, explica o jovem atleta, que faz campanha online para viabilizar a compra.

As doações podem ser feitas via Pix pela chave: (16) 99256-3171, em nome de Gustavo de Oliveira Gregolote (Nubank). Também é possível saber mais sobre a campanha acessando o link.