A população de Patrocínio Paulista tem enfrentado uma situação preocupante: a indisponibilidade de ambulâncias durante a madrugada e fora do horário comercial na Santa Casa do município. O problema tem gerado indignação e medo entre os moradores, especialmente entre aqueles que não possuem carro ou outros meios de transporte emergencial.
Um dos casos mais recentes que ganharam repercussão nas redes sociais foi relatado por uma moradora, que preferiu não se identificar. Ela relata que precisou de socorro para seu pai por volta das 18h, mas a ambulância prometida nunca chegou. Segundo a moradora, mesmo após diversas ligações ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e à unidade de saúde local, nenhuma viatura compareceu ao local.
“Falaram que a ambulância já estava vindo e nada até agora. A sonda do meu pai entupiu. Graças a Deus, minha vizinha, que é enfermeira, chegou do serviço, veio aqui e desentupiu, porque a ambulância até agora não veio”, contou.
O relato gerou revolta e solidariedade entre os moradores, e é apenas um dos muitos recebidos pela equipe do portal GCN/Sampi. Um outro morador também se manifestou indignado. Segundo Mateus Oliveira, a ausência de ambulâncias em horários críticos tem sido recorrente.
“Recentemente um morador precisou socorrer um familiar às 4h da manhã e não conseguiu atendimento. Ele mesmo teve que levar a pessoa ao hospital. Isso é inadmissível”, afirma.
A reportagem do GCN entrou em contato com a Prefeitura de Patrocínio, mas até o fechamento desse texto não teve retorno.