19 de julho de 2025
Logo Header
PREJUÍZO

Peixes morrem após suposto descarte irregular de esgoto

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes Sociais
Capa da Notícia
Situação de uma parte da represa no Condomínio Vale do Sol, em Franca.

Moradores do Condomínio Vale do Sol, localizado próximo à rodovia Rio Negro e Solimões, zona Sul de Franca, denunciaram ao Portal GCN/Sampi, um descarte irregular supostamente feito pela Sabesp, que teria atingido represas usadas para criação de peixes no local. Segundo os relatos, a situação resultou na morte de centenas de peixes, de várias espécies.

De acordo com Arivaldo Davanço, de 63 anos, morador do condomínio, a situação foi identificada ao longo dos últimos dias, e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) teria autuado a Sabesp nesta quarta-feira, 14, pela irregularidade. Ainda segundo ele, o esgoto descartado estaria contaminando a água e afetando diretamente a sua criação de peixes.

"É um absurdo o que fizeram aqui, eu perdi centenas de peixes por conta desse esgoto, fo o cheiro insuportável que tomou conta da represa. Além de mim, tem mais alguns vizinhos que também tiveram prejuizo com suas criações, um amigo meu perdeu uma carpa de mais de 10 anos, é um absurdo", desabafou Arivaldo.

Ele reforça que o prejuízo só não foi maior pois conseguiu uma máquina para tentar limpar a água e equilibrar a oxigenação para os peixes. "A minha salvação foi essa máquina, mas tive amigos aqui que infelizmente perderam quase tudo e a máquina não deu conta de ajudar. Espero que não aconteça mais nada desse tipo, é um prejuízo inestimável", concluiu o morador

Cetesb constata indícios de vazamento

Em nota ao GCN/Sampi, a Cetesb informou que uma vistoria, realizada na quarta-feira, 14, "técnicos da Agência Ambiental de Franca constataram indícios de extravasamento de efluente líquido na ETA Sul de Franca. Além disso, foi identificada a morte de peixes nas proximidades da estação".

Segundo a nota, "a coleta de água na represa foi efetuada e os resultados serão analisados, para a elaboração do relatório técnico. Caso necessário, as sanções administrativas cabíveis serão aplicadas".

Sabesp 

Em nota, a Sabesp informou que, após vistorias técnicas, identificou o vazamento proveniente da ETA (Estação de Tratamento de Água), em Franca. Ainda segundo a nota oficial, assim que detectou a situação, a companhia adotou todas as providências necessárias para corrigir o problema, e as equipes seguem monitorando a operação da estação.

A Sabesp também pediu desculpas pelos transtornos e disse que está em contato com os moradores afetados do Condomínio Vale do Sol.

Matéria atualizada nesta sexta-feira, 16