As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) estão com inscrições abertas para o Vestibulinho do segundo semestre de 2025. Na região de Franca, são 680 vagas disponíveis.
Os interessados têm até o dia 10 de junho para se inscrever, exclusivamente pelo novo site oficial do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 30 e a prova será aplicada no dia 6 de julho, às 13h30.
Para efetivar a inscrição, é necessário preencher a ficha no site, responder ao questionário socioeconômico e realizar o pagamento do boleto até 11 de junho. As informações fornecidas são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, se menor de 16 anos. As unidades das Etecs oferecem acesso gratuito à internet e computadores para auxiliar na inscrição, é necessário verificar diretamente com cada escola os horários disponíveis para atendimento.
Em Franca, a Etec “Dr. Júlio Cardoso" fica localizada na Rua General Osório, 1.835, Centro, e a Etec "Prof. Carmelino Correa Júnior", fica localizada na Rodovia Cândido Portinari, Km 405, no City Petrópolis.
O Vestibulinho oferece 36.346 vagas em cursos técnicos, especializações técnicas e em vagas remanescentes de segundo módulo, com opções nas modalidades presencial, semipresencial e online, distribuídas por unidades em todo o Estado de São Paulo.
O Ensino Técnico está disponível nas modalidades presencial, semipresencial e Ensino a Distância (EaD). Para concorrer, o candidato deve ter concluído ou estar cursando, no mínimo, a segunda série do Ensino Médio ou equivalente, e apresentar a documentação comprobatória no momento da matrícula.
Já as Especializações Técnicas são oferecidas nas modalidades presencial e online. Para se candidatar a uma dessas vagas, o interessado deve ter concluído o Ensino Médio e também ter feito integralmente um curso técnico relacionado à especialização desejada, conforme lista disponível no site.
A lista completa de cursos, unidades e vagas pode ser consultada no site oficial do Vestibulinho. Basta clicar aqui.
O sistema de inclusão social do CPS prevê pontuação adicional à nota final do exame: 3% para candidatos autodeclarados afrodescendentes, 10% para aqueles que tenham cursado integralmente da 5ª à 8ª série (ou do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental na rede pública, e 13% para quem se enquadrar nas duas condições. Candidatos com deficiência que necessitem de atendimento especial durante a prova devem indicar essa necessidade no momento da inscrição e enviar laudo médico até o dia 10 de junho, pelo link específico disponível na Área do Candidato.
Estudantes transgêneros que queiram ser identificados pelo nome social devem informar o nome completo no campo correspondente da ficha de inscrição, além de enviar uma imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente. A solicitação só pode ser feita no momento da inscrição, não será possível incluí-la posteriormente.
É fundamental que os candidatos atentem-se à Portaria do Vestibulinho para verificar se têm direito à pontuação acrescida. O descumprimento das exigências pode acarretar perda da vaga no ato da matrícula.