Em meio à campanha Maio Amarelo, que busca promover a segurança no trânsito, a região de Franca se destaca com resultados expressivos na adesão à identificação veicular para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Desde abril de 2024, 684 veículos já foram identificados com o adesivo que sinaliza a presença de pessoas com autismo a bordo, instrumento importante de conscientização e respeito no trânsito.
Os 684 veículos identificados representam 61,3% das 1.115 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) emitidas nas 23 cidades que compõem a região administrativa de Franca. Os dados são da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
O avanço local acompanha a tendência estadual. Em todo o estado de São Paulo, já são mais de 70 mil identificações veiculares TEA emitidas – um crescimento de 700% em relação a maio de 2024, quando a iniciativa foi recém-lançada. Esse número representa 68% dos 103 mil cidadãos cadastrados com a CipTEA em São Paulo.
O adesivo veicular, embora simples, tem papel fundamental: atua como alerta visual para outros motoristas e agentes de trânsito, indicando que há pessoa com autismo no veículo. A iniciativa, idealizada pela SEDPcD em parceria com a Secretaria de Gestão e Governo Digital, Detran-SP e Prodesp, vem sendo reconhecida como ação concreta de inclusão e segurança.
A CipTEA pode ser solicitada gratuitamente, de forma digital pelo site desenvolvido pela Prodesp (basta clicar aqui), ou presencialmente em qualquer uma das mais de 240 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado.