A 54ª edição da Expoagro começa na próxima semana em Franca com entrada gratuita no Parque de Exposições “Fernando Costa”. Após o fracasso da licitaçao da parte artística, este ano a programação é somente técnica e inclui julgamentos, provas e exposições de raças bovinas e equinas, além de palestras voltadas ao setor agropecuário.
Segundo a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, os animais começam a chegar ao parque neste domingo, 12. A pesagem do gado Nelore será realizada na quarta-feira, 14, e a abertura oficial do evento acontece na quinta-feira,15, às 16h, no auditório do parque.
Na cerimônia, será prestada uma homenagem ao criador de cavalos Mangalarga, Humberto Coelho, reconhecido também por sua atuação como empresário nos setores agropecuário, calçadista e imobiliário.
Entre quinta-feira e sábado, 17, o público poderá acompanhar as exposições de gado Nelore e cavalos Mangalarga Paulista, além da etapa estadual de ranqueamento do Nelore. No mesmo período, será realizada a prova equestre Team Penning.
As competições continuam na semana seguinte, de quinta, 22, a sábado, 24, com julgamentos de pista das raças Gir Leiteiro e Mangalarga Marchador, e a prova Ranch Sorting no dia 24. A programação técnica termina no domingo, 25, com a prova dos 3 Tambores e a tradicional Expocães, que terá exposição de cães, desfiles e apresentação dos cães da Polícia Militar.
Durante a feira, o auditório do parque também sediará palestras técnicas para produtores e interessados. Confira a programação:
Desempenho de cultivares de café para a região da Alta Mogiana
Gabriel Devoz – Fundação Procafé
17 de maio, às 10h
Lodo do tratamento de esgoto de Franca: o que precisa para aplicar na agricultura
Gilson Mendonça – Sabesp
23 de maio, às 10h
Aplicação de medicamentos e vacinas
Paulo Gil – SENAR
23 de maio, às 15h
Primeiros-socorros em animais
Paulo Gil – SENAR
24 de maio, às 10h
A licitação para a organização dos shows foi declarada fracassada após a desclassificação de todas as empresas participantes.
A última empresa remanescente, a BF Shows, de São José do Rio Preto, não manifestou interesse dentro do prazo estabelecido, o que inviabilizou o processo.