27 de dezembro de 2025
ARTE & CULTURA

Franca: exposição Retratos do Brasil chega à Casa da Cultura

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Selma Arenales/Reprodução
Imagens que serão expostas em Franca

A Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento" recebe, entre os dias 12 e 26 de maio, a exposição Retratos do Brasil, da artista plástica Selma Arenales, natural de São Carlos (SP). A mostra reúne 60 telas e um vídeo com mais de 152 imagens, captadas ao longo de uma extensa jornada da artista por regiões do Brasil.

A inspiração para o projeto surgiu durante uma viagem de Selma ao Norte do país, onde se encantou com as paisagens e expressões culturais. A partir dessa experiência, ela percorreu diversos estados, incluindo Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As obras retratam cenários como a Floresta Amazônica, as dunas de São Luís (Maranhão), o Pantanal Mato-grossense e o Parque Estadual do Jalapão (Tocantins). A exposição propõe uma imersão nos diversos recortes culturais e comportamentais do povo brasileiro, celebrando a pluralidade e a riqueza natural do país.

Todas as imagens foram impressas com a técnica FineArt, que garante alta fidelidade de cor, nitidez e durabilidade. Este método é utilizado para reproduzir obras de arte, fotografias e ilustrações com qualidade museológica.

Segundo a artista, o objetivo é transportar o público em uma verdadeira viagem visual pelo Brasil. Selma ressalta ainda o desejo de que escolas e professores levem seus alunos à exposição, promovendo uma experiência educativa e sensorial sobre a diversidade brasileira.

“Essa exposição é resultado de muitas viagens pelo território brasileiro, onde, com minha câmera e meu olhar, registrei momentos e lugares que me emocionaram muito. Do meu ponto de vista, é preciso conhecer o nosso país. A maioria das pessoas não tem, ou não teve, a oportunidade de conhecê-lo em sua beleza e riqueza”.