26 de dezembro de 2025
FURTO ESPECIALIZADO

Ladrões usam drones para planejar furtos em cafezais da região

Por Lais Bachur | de Franca
| Tempo de leitura: 1 min
Valter Campanato/Agência Brasil
Propriedades produtoras de café são alvo de bandidos

Atualizada às 13h47 de 5/5/2025*

A criminalidade no campo tem se sofisticado em Franca. Proprietários de sítios na região da rodovia Rio Negro e Solimões denunciaram à polícia uma onda de furtos a plantações de café, que agora estariam sendo planejados com o uso de drones, tecnologia empregada por criminosos para mapear áreas e programar os ataques com precisão.

O caso mais recente teria sido registrado na noite deste sábado, 3, quando um produtor rural diz ter avistado três sobrevoos de um drone de grande porte nas redondezas de seu sítio. O equipamento não identificado passou por diversas áreas da plantação, gerando alerta imediato.

De acordo com os produtores, essa prática criminosa vem se repetindo a cada início de safra, principalmente durante o período da colheita. “Eles roubam café, insumos agrícolas, venenos e até caminhões. Já vimos esses drones várias vezes, sempre à noite”, relatou um dos sitiantes, em tom de revolta.

As câmeras de segurança das propriedades já registraram imagens da movimentação dos drones. A ocorrência foi registrada na delegacia da área, e os produtores esperam reforço nas investigações e patrulhamento rural para conter os crimes que têm gerado prejuízos e medo.

*a imagem que ilustrava inicialmente esta matéria foi substituída por não se tratar de um drone