25 de dezembro de 2025
ELEIÇÃO 2026

De celebração a cautela: políticos reagem à pesquisa Ágili/GCN

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Arte/GCN
Delegada Graciela e Dr. Ubiali lideram lista em pesquisa estimulada

Ainda falta mais de um ano para as eleições para escolha de deputados, mas uma pesquisa divulgada pelo GCN/Sampi na semana passada mexeu com a política de Franca. O levantamento do Instituto Ágili incluiu nomes em um cenário estimulado, com possíveis 10 candidatos para Estadual e outros 10 para Federal.

O top três para uma cadeira na Assembleia Legislativa é formado pela deputada Delegada Graciela (PL), com 23,6% dos entrevistados; João Rocha (PL), com 18,2%; e Flávia Lancha (PSD), com 9,5%. 

Graciela, que lidera a pesquisa, disse que a pesquisa aumenta sua motivação ainda mais para cumprir seu segundo mandato. “Quero agradecer de coração a todas as pessoas que demonstraram confiança no meu nome nessa pesquisa. Esse reconhecimento me motiva ainda mais a seguir trabalhando para os nossos municípios e entidades junto com o nosso governador e amigo Tarcísio de Freitas, com seriedade e compromisso, para melhorar a vida de todos”.

João Rocha, segundo colocado, vai na mesma linha da deputada, dizendo da importância de ser lembrado. “Estou muito feliz com o resultado da pesquisa. Só tenho a agradecer aos eleitores, ao povo de Franca, que certamente está lembrando nosso nome. Mas, nesse momento, eu vou ser muito sincero, eu estou focado em resolver alguns problemas pessoais e também de saúde, mas nem por isso quer dizer que a gente não vai pensar em alguma coisa para o futuro”.

Flávia Lancha agradece a lembrança do eleitor, mesmo não exercendo cargo político. “Fiquei feliz com o resultado, ser lembrada por tanta gente. Eu não fui candidata agora, em 2024, não tenho mandato, então é muito bom. Mas nesse momento eu estou mesmo focada na questão do desenvolvimento regional. Acabamos de lançar a Rota do Café, foi uma iniciativa minha junto com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, então eu estou focada muito em trabalhar isso, mas eu agradeço muito e fiquei muito feliz”.

Os outros nomes pesquisados para deputado estadual foram: o vereador Kaká (Republicanos) 5,8%; ex-prefeito Gilson de Souza (Avante), 5,1%; Alexandre Tabah (Novo), 3,4%; Dra. Cristiany (PL), 3,1%; Sérgio Granero (Republicanos), 1,7%; e Cynthia Milhim (MDB), 1,7%. Não votariam em nenhum dos nomes apresentados 20% dos eleitores. Não sabem ou preferiram não responder em quem votariam 7,8% dos entrevistados.

Deputado federal

Os três nomes mais lembrados para a Câmara Federal são: Dr. Ubiali (PSB), em primeiro, com 13,6%, seguido do Delegado Davi Abmael (PL), com 11,2%, e o deputado estadual Guilherme Cortez (Psol), com 10%. 

Ubiali, que já foi deputado federal, acredita que com um número grande de candidatos a cidade não elege ninguém. “Estar em primeiro lugar demonstra que Franca reconhece o trabalho que eu realizei como deputado. Franca precisa ter um deputado federal e quando eu vejo um tanto de candidatos me preocupa muito, porque dividindo não vai eleger ninguém. E se não eleger ninguém, Franca continua perdendo. Nós não podemos mais perder, está no momento exato de a gente retomar o nosso crescimento”.

O Delegado Davi revelou à reportagem que não será candidato a deputado federal na próxima eleição. “Estou sendo apontado na preferência dos eleitores com 11,2%, que dá uma margem de cerca de 20 mil votos. Na eleição passada, eu tinha em torno de 6% na preferência dos votos dos francanos. Hoje nós estamos há mais de um ano da eleição e sou lembrado com a preferência de quase o dobro que tive na eleição passada. Então eu fico muito agradecido. Eu devo declarar e deixar bem claro que não vou ser mais candidato a deputado federal. Eu fui candidato em duas eleições que me serviram muito para amadurecer e entender melhor o processo eleitoral. Assim, eu penso em apoiar um bom nome a deputado federal dentro do nosso partido PL e seguir com o meu modesto apoio incondicional à minha irmã, deputada Graciela”.

Terceiro mais lembrado pelos entrevistados, o deputado estadual Guilherme Cortez disse que as pesquisas precisam ser analisadas com cautela. “Essas pesquisas têm que ser analisadas com cuidado, principalmente faltando tanto tempo para a eleição. Esse mesmo instituto me dava apenas 1/3 dos votos que tive no ano passado quando fui candidato a prefeito. Hoje meu foco é fazer o melhor mandato possível como deputado estadual, mas agradeço às pessoas que confiam no meu nome para levar nossa cidade de volta para o Congresso Nacional”.

A lista dos 10 na pesquisa estimulada para deputado federal é completada com: o vereador Daniel Bassi (PSD), 7,8%; o médico Marcelo Morickochi (PP), 6,1%; Rafael Bruxellas (PT), 5,1%; o vereador Fransérgio Garcia (PL), 4,9%; professora Maria Célia (Podemos), 4,4%; Fábio Meirelles (PP), 4,1%; e Sidnei Elias (Novo), com 1,2%. Não votariam em nenhum dos nomes apresentados 22,6% e não sabem ou preferiram não responder 9%.

A pesquisa

A pesquisa GCN/Sampi foi realizada pelo instituto Ágili entre os dias 31 de março e 3 de abril. Foram entrevistados 575 eleitores de Franca com 16 anos ou mais, estratificados por sexo, idade, faixa de renda, escolaridade e região de residência. A margem de erro é de 4 pontos, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.