A família do paciente Willian Rodrigues Bijus, de 55 anos, vive momentos de angústia e incerteza desde a última terça-feira, 8, quando ele deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Aeroporto, em Franca, com um quadro de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Desde então, o paciente segue internado na unidade aguardando a liberação de uma vaga para transferência à Santa Casa, referência no atendimento de alta complexidade na cidade, já que Willian precisa ser atendido por um neurologista.
A mulher do paciente, Alisandra Alves de Melo, de 44 anos, fez um apelo diante da demora no atendimento. “Ele está com AVC e estamos aqui desde terça-feira, aguardando uma vaga para a Santa Casa. Está um descaso isso aqui. Desde terça, sem dormir, está horrível. A saúde está um caos. Eu estou pedindo ajuda urgente, o mais rápido. A gente não aguenta mais ficar aqui. É um descaso.”
Alisandra se queixou da falta de informações e cobrou providências. “Ninguém dá uma posição sobre a vaga. A gente fica esperando. Então, eu peço encarecidamente a ajuda."
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela gestão de vagas, e com a Prefeitura de Franca. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o paciente foi acolhido e avaliado pela equipe médica, e foi indicada a continuidade da investigação diagnóstica em ambiente hospitalar.
"O paciente foi inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo - SIRESP (Antiga CROSS), de gestão estadual que gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS e aguarda liberação de vaga pela Secretaria Estadual de Saúde sendo assistido pelas equipes médica e de enfermagem", informou a Prefeitura.
Ainda segundo a Prefeitura, 27 pacientes estão inseridos no SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo - Antiga CROSS), e aguardam a liberação de vaga pela Secretaria Estadual de Saúde.
Espera de vaga nas unidades nesta sexta-feira, 11: