A abordagem da Prefeitura de Franca em relação aos moradores de rua — como era de se esperar — não está agradando a população. Ela não apenas desagrada, como também é rechaçada. Uma pesquisa da Ágili, encomendada pelo portal GCN/Sampi, mostra que 60,60% dos francanos consideram péssimos os serviços municipais voltados ao atendimento da população em situação de rua.
A avaliação negativa vai além do “péssimo”. Outros 17,5% consideraram os serviços públicos para moradores de rua como “ruins”, e 13,9% os classificaram como “regulares”. Apenas 6,1% disseram que os serviços são “bons”, enquanto 1% os avaliou como “ótimos” — mesmo percentual dos que não souberam ou preferiram não responder.
A desaprovação se equipara entre os sexos: 60,4% dos homens e 60,7% das mulheres consideram a situação péssima. A rejeição também é alta entre os mais velhos: 65,3% dos que têm 35 a 44 anos, 62,9% do grupo entre 45 e 59 anos, e 65,7% dos que têm 60 anos ou mais. Nas duas últimas faixas etárias, ninguém avaliou como “ótimo” - o índice foi de 0%.
Pessoas com o ensino médio completo são as mais pessimistas, com 63,3%, quando comparadas aos indivíduos de diferentes níveis de escolaridade. A região Sul apresenta o maior índice de insatisfação, com 67,4%, seguida pela Zona Leste (60,7%), Centro (59,7%), Norte (57,9%) e Oeste (55,1%). Independentemente da renda familiar, todos os grupos votaram predominantemente em “péssimo”.
A insatisfação com a abordagem aos moradores de rua não afetou a avaliação dos francanos sobre os serviços municipais de assistência social, embora esses temas estejam diretamente relacionados.
Os pesquisadores perguntaram, de maneira geral, como a população classifica os serviços públicos de assistência social. Os entrevistados responderam que são bons (33,80%), seguidos de regulares (30,70%), péssimos (9,50%), ruins (6,80%) e ótimos (3,60%). Não souberam ou não quiseram responder totalizaram 15,60%.
A Secretaria Municipal de Ação Social é responsável por programas que atendem a população em situação de rua, como o acolhimento noturno, a oferta de passagens gratuitas para o retorno das pessoas aos seus municípios de origem e o Espaço Dignidade, conhecido como "Centro Pop", localizado na Vila Formosa.
Mas atua em diferentes outras frentes, como atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, com distribuição de cestas básicas, gerenciamento dos Creas (Centros de Referência de Assistência Social); CadÚnico (Cadastro Único), que controla o acesso a programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteirinha do Idoso, Auxílio Gás, entre outros. acessProgramas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteirinha do Idoso, Auxílio Gás; além de gerenciar o Fundo Municipal de Assistência Social, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; Fundo Municipal da Pessoa Idosa e o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência; entre outras funções.
A Ágili Pesquisas realizou 575 entrevistas por telefone entre os dias 31 de março a 3 de abril de 2025 em Franca. Participaram moradores da cidade acima dos 16 anos. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.