Ao longo de 2024, 297 motoristas de Franca tiveram o direito de dirigir bloqueado, sendo 108 casos de cassação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e 189 de suspensão do direito de dirigir. Os dados são do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
Segundo o Detran, o processo de suspensão da carteira de habilitação pode ser instaurado quando o condutor ultrapassa os limites de pontuação - que variam entre 20, 30 ou 40 pontos em um período de 12 meses, conforme a gravidade das infrações. Além disso, a suspensão também ocorre em casos de multas autossuspensivas, ou seja, aquelas consideradas gravíssimas, como dirigir sob efeito de álcool ou participar de rachas.
Já a cassação da CNH acontece quando o motorista comete novas infrações mesmo estando com o documento suspenso. Nesses casos, o condutor só poderá retomar o processo de habilitação após dois anos, cumprindo todas as etapas previstas na legislação para obter novamente o direito de dirigir.
Essas medidas têm objetivo de promover a segurança no trânsito e coibir comportamentos de risco nas vias públicas, além de punir os motoristas infratores.