09 de maio de 2025
Logo Header
CAOS COMPLETO

'Mais de 15 brigas': violência toma conta de escola em Franca

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/WhatsApp
Capa da Notícia
Registros de brigas que ocorreram na EE 'Celso Toledo'

Duas brigas foram registradas apenas nesta última semana na Escola Estadual "Celso Toledo", localizada no Jardim Guanabara, em Franca. Uma confusão aconteceu do lado de fora e outra ainda dentro dos limites da instituição. Segundo alunos da escola, pelo menos 15 brigas já aconteceram na unidade ou suas proximidades desde o começo do ano.

Um estudante, que preferiu não se identificar, conta que desde o começo do ano, o local passou a ter muitas brigas, chegando a um nível que gera preocupação em relação à própria segurança.

“Desde o começo do ano, a escola começou a ter muita briga. Já vinham acontecendo diversas brigas, praticamente toda semana... Do começo do ano para cá, são facilmente mais de 15. [...] A tendência, pelo que estamos vendo, é cada vez mais aumentar”, disse.

O relato ainda conta que, nessa terça-feira, 8, mais uma briga generalizada deveria ter acontecido, porém, o pai do aluno envolvido teria ido buscá-lo, impedindo mais um episódio de violência no local.

Segundo o depoimento, a preocupação dos alunos e também dos pais é a postura da direção em relação aos casos. “Ontem (7) e hoje (8) que ela veio estar presente nos recreios e na saída, mas só fez isso porque a notícia saiu na mídia.”, explicou.

Medidas tomadas

A Secretaria de Educação do Estado emitiu uma nota sobre o caso, repudiando "todo ato de violência, dentro ou fora da escola" Informou que, nas duas últimas brigas na EE "Celso Toledo", a unidade escolar acionou os responsáveis pelos estudantes para uma reunião de mediação. "Em ambas as situações os agressores acompanharam as atividades de forma remota por dois dias letivos", completou.

A nota diz, ainda, que foram registrados boletins de ocorrência e os casos são acompanhados pelo Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva).

"Nesta semana também foram realizadas reuniões com servidores e membros da comunidade escolar para traçar estratégias de observação para intervenção prévia de possíveis conflitos. Com o Grêmio Estudantil, a escola realizou uma ação para participação ativa dos estudantes na construção de ideias que estimulem o respeito mútuo e a convivência harmoniosa no ambiente escolar", afirmou.

"A Diretoria de Ensino de Franca e a direção da escola permanecem à disposição para mais esclarecimentos”, concluiu.