Duas brigas foram registradas apenas nesta última semana na Escola Estadual "Celso Toledo", localizada no Jardim Guanabara, em Franca. Uma confusão aconteceu do lado de fora e outra ainda dentro dos limites da instituição. Segundo alunos da escola, pelo menos 15 brigas já aconteceram na unidade ou suas proximidades desde o começo do ano.
Um estudante, que preferiu não se identificar, conta que desde o começo do ano, o local passou a ter muitas brigas, chegando a um nível que gera preocupação em relação à própria segurança.
“Desde o começo do ano, a escola começou a ter muita briga. Já vinham acontecendo diversas brigas, praticamente toda semana... Do começo do ano para cá, são facilmente mais de 15. [...] A tendência, pelo que estamos vendo, é cada vez mais aumentar”, disse.
O relato ainda conta que, nessa terça-feira, 8, mais uma briga generalizada deveria ter acontecido, porém, o pai do aluno envolvido teria ido buscá-lo, impedindo mais um episódio de violência no local.
Segundo o depoimento, a preocupação dos alunos e também dos pais é a postura da direção em relação aos casos. “Ontem (7) e hoje (8) que ela veio estar presente nos recreios e na saída, mas só fez isso porque a notícia saiu na mídia.”, explicou.
A Secretaria de Educação do Estado emitiu uma nota sobre o caso, repudiando "todo ato de violência, dentro ou fora da escola" Informou que, nas duas últimas brigas na EE "Celso Toledo", a unidade escolar acionou os responsáveis pelos estudantes para uma reunião de mediação. "Em ambas as situações os agressores acompanharam as atividades de forma remota por dois dias letivos", completou.
A nota diz, ainda, que foram registrados boletins de ocorrência e os casos são acompanhados pelo Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva).
"Nesta semana também foram realizadas reuniões com servidores e membros da comunidade escolar para traçar estratégias de observação para intervenção prévia de possíveis conflitos. Com o Grêmio Estudantil, a escola realizou uma ação para participação ativa dos estudantes na construção de ideias que estimulem o respeito mútuo e a convivência harmoniosa no ambiente escolar", afirmou.
"A Diretoria de Ensino de Franca e a direção da escola permanecem à disposição para mais esclarecimentos”, concluiu.