O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Rotas do Café nesta terça-feira, 8, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O evento contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outras autoridades, como a deputada estadual Delegada Graciela (PL).
A iniciativa tem o objetivo de fomentar o turismo e a cultura ligados à produção cafeeira no estado, valorizando a história, a economia e as tradições das regiões produtoras.
A região de Franca é destaque no programa da Mogiana Paulista, envolvendo sete municípios: Cristais Paulista, Franca, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Altinópolis, Santo Antônio da Alegria e Jeriquara.
A Rota do Café possui cinco outras regiões: Mantiqueira Vulcânica, Circuito das Águas, Alta Paulista, Destino Cafeeiros e Cuesta, e Itaquera e Tietê.
Tarcísio destacou a importância do programa para o setor e a parceria com a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que tem se mostrado sensível às demandas da área. “Valoriza o agronegócio, aprova leis que valorizam a regularização fundiária e está na vanguarda de muitos outros parlamentos”, disse o governador.
Graciela destacou a importância do café como símbolo da identidade paulista e instrumento de desenvolvimento regional. "Valorizar o café é valorizar o interior paulista, nossa história e os produtores que fazem desse produto um verdadeiro patrimônio. O Rotas do Café é uma grande oportunidade de geração de emprego, renda e valorização cultural", disse a deputada.