13 de abril de 2025
MAIS UM 'PORCALHÃO'

Descarte ilegal de lixo revolta moradores na zona sul de Franca

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes Sociais
Homem jogando lixo em local inapropriado no Residencial Tellini

O descarte irregular de lixo tem sido um problema recorrente no Residencial Tellini, em Franca. Moradores do bairro ao lado, o Parque Santa Hilda, denunciam que, apesar de limpezas frequentes, o local volta a acumular resíduos de forma indevida, gerando transtornos à comunidade e ao meio ambiente.

De acordo com relatos enviados por moradores, um indivíduo foi flagrado descartando um sofá velho na subida da Chafic Facury, na entrada do bairro Residencial Tellini. O local havia sido limpo recentemente, mas a ação irresponsável contribuiu para que outros também utilizassem a área como depósito de lixo. "Já limparam duas vezes e está parecendo um lixão de novo", desabafou um dos denunciantes.

A reincidência do problema gera revolta entre os moradores, que pedem medidas mais rigorosas para conter o despejo ilegal. “Será que dá para divulgar para esse ‘porco’ ficar famoso por jogar lixo onde não deve?”, ironizou um dos denunciantes, demonstrando indignação com a situação.

O descarte irregular de resíduos é um problema ambiental sério, podendo causar contaminação do solo, proliferação de insetos e doenças, além de comprometer a estética e a valorização do bairro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, disse recentemente em entrevista ao portal GCN/Sampi que um mapeamento mostra 109 pontos de descarte irregular de lixo na cidade. “Se distribuirmos em cinco regiões da cidade, são (pelo menos) 20 lixões em cada uma. Há locais que a gente (Prefeitura de Franca) limpa duas vezes por semana e, de modo geral, uma vez por semana. É um trabalho muito intenso para combatermos, junto com a empresa responsável pelo contrato, e, principalmente, para pensarmos em um trabalho de educação ambiental”.

A Prefeitura de Franca iniciou na última semana a instalação de câmeras de vigilância para combater o descarte irregular de lixo na cidade. Os equipamentos serão posicionados em locais conhecidos como “pontos viciados”, onde há recorrência desse tipo de infração ambiental.

Local correto para descarte

Franca possui quatro pontos para o descarte regular de inservíveis, chamados Ecopontos. Confira os endereços:

Além disso, restos de poda e jardinagem podem ser descartados no antigo aterro sanitário, localizado na avenida Sidney Romeu de Andrade, no City Petrópolis. O local recebe resíduos verdes de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.