Uma briga entre estudantes ocorreu na última quinta-feira, 20, na Escola Estadual “Prof. Hélio Palermo”, na Vila Rezende, em Franca. A motivação seria uma brincadeira de mau gosto. Segundo relatos, meninos pegaram o pneu da bicicleta de um aluno e o jogaram no telhado da escola, o que gerou o desentendimento.
No vídeo, é possível ver um tumulto dentro da escola. O dono da bicicleta teria se juntado a colegas e ido tirar satisfações com os autores da brincadeira.
É possível ouvir o autor da gravação dizendo: “Se der o primeiro, eu vou tacar a maçã”. A partir disso, a briga começou e envolveu pelo menos dez estudantes. Os alvos seriam um menino vestido de blusa e short pretos e outro com blusa vermelha e calça jeans.
A coordenação, assim que tomou ciência do ocorrido, interveio, separando os estudantes que, naquele momento da briga, já se encontravam com os rostos ensanguentados, como se pode ver no vídeo.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Franca, informou que o boletim de ocorrência foi registrado e a situação foi apaziguada.
Confira a nota na íntegra:
“A Diretoria de Ensino de Franca informa que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, todo o corpo docente da unidade, incluindo a gestão, interveio rapidamente no conflito, conduzindo todos os envolvidos à direção para auxiliar na resolução. Os responsáveis foram acionados, assim como a Polícia Militar. Um boletim de ocorrência foi registrado, e um relatório do caso foi inserido no aplicativo do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva).
A equipe do Conviva reforçou as atividades de cultura de paz na escola, visando fortalecer a boa convivência entre os alunos. A gestão da unidade permanece à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos.”