O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, cumpriu agenda em Franca nesta sexta-feira, 21, participando de reunião sobre o desenvolvimento do turismo regional, promovida pelo Comam (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana).
O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Franca e contou com a presença da maioria dos prefeitos da região. A audiência foi presidida pelo presidente do Comam e prefeito de Batatais, Juninho Gaspar (PP). A secretária municipal de Desenvolvimento de Franca, Lucimara Prado, representou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
Lucena disse que, dos 30 municípios que compõem o Comam, 12 são cidades turísticas, e a região pode desenvolver ainda mais o potencial na área. “A reunião foi positiva e produtiva, quando falamos de todos os programas, ações e possibilidades de parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria, com os municípios”, disse o secretário.
"Saio daqui muito animado, muito motivado. Trinta por cento dos municípios são turísticos. Dentre os que ainda não o são, mas têm vocação, estão pleiteando o reconhecimento turístico", completou Lucena.
Juninho Gaspar destacou a discussão de temas considerados importantes para o desenvolvimento de cada município. “Seja um trabalho agregado ou em comum, seja também individual, porque o turismo e a cultura são o que, de forma mais rápida e objetiva, gera renda, emprego e desenvolvimento econômico e social em nossas cidades”.
O presidente do Comam finalizou dizendo que estão sendo criados programas turísticos como rotas ciclísticas, rurais, ferroviária, náutica, a rota do vinho e do café, e o mapeamento de trilhas. “É uma região que nós estamos buscando que seja turística, gerando renda e emprego para a sua população”, explicou Juninho Gaspar.
O chefe do Executivo batataense finalizou: “Nós temos muitas parcerias com o governo do Estado também. Costumo dizer que políticas públicas são desenvolvidas sempre em parceria, seja com o governo do Estado, com instituições públicas ou com a iniciativa privada, com o objetivo de trazer mais recursos para nossa região”.